Tempo de leitura: 2 minutos
Carlos Alberto mexeu em 18 paróquias da Diocese de Itabuna

O bispo Carlos Alberto Santos impressionou o rebanho católico da Diocese de Itabuna em suas pregações. Didáticas, precisas e empolgantes na análise de muitos dos fiéis. Boa parte do rebanho ficou meio arredia nos últimos dias por causa não das pregações. O bispo diocesano resolveu, como dizem os mais jovens, “dar um sacode” na praça ao provocar mudanças nas paróquias.

Frei Calazans deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Conceição, em Itabuna, e vai pregar logo ali em Itapé. O Monsenhor Moisés, da Paróquia da Catedral São José, onde estava há 13 anos, parte para Santa Luzia. Ficará em Itabuna até o dia 25 de janeiro.

Monsenhor Moizés anunciou a despedida durante a Missa da Misericórdia, ontem (21). Resignado, disse que a chegada da idade já não permite, também, o esforço exigido quando se está à frente de uma paróquia como a São José. Entre fiéis, expectativa para que o substituto, Padre Gilvan Oliveira, tenha a mesma energia do substituído.

Serão, ao todo, 18 mudanças. Uma delas atinge a Paróquia São Judas, no Alto Mirante. Sai Monsenhor Osmar e chega Padre Acássio, que deixa a Paróquia Santa Inês. Osmar retorna para Minas. Acássio assume no dia 29 de janeiro.

Quem conhece da liturgia do cargo – e dos cargos, elogia a atitude do bispo.

Clique no leia mais e confira todas as mudanças. 

9 respostas

  1. Quem é Católico de verdade e praticante já é acostumado com estas mudanças, a comunidade não deve nem reclamar, pois se conhece a nossa doutrina sabe que a nossa igreja possui uma hierarquia e não uma democracia, onde o povo acha que opina nas decisões do clero. Acho esta publicação infeliz, pois quem a fez não entende nada da Igreja Católica e muito menos de direito canônico, algo aleatório e sem embasamento. Se o rebanho deve obediência ao seu Pastor(Bispo) imagina os sacerdotes? Como diz o ditado” pedra que não rolar se cria limo”.

    Bloguistas, Vão até a cúria e marquem uma audiência com o Sr. Bispo para saber os motivos destas transferências, assim antes das publicações poderão entender os dois lados da moeda.

    Parabéns Dom Carlos pela coragem de está renovando a nossa diocese, fazendo com que a nossa igreja continue sempre VIVA.

    Da Redação: Anderson, o blogue não fez críticas à ação (legítima e necessária!!!) do novo bispo. Apenas retratou o que as transferências causaram entre os fiéis.

  2. Não foi o bispo que provocou Furdunço e sim os padres e seus puxa sacos, se o católico itabunense e o Clero fossem obedientes ao ethos católicos aceitariam as novas missões sem mimimi, se estivessem interessados em divulgar Cristo, também.
    O grande problema é que alguns passaram a achar que são donos da paróquia (e do seu caixa). estavam enganados e nada como um BISPO para colocar cada um em seu devido lugar.
    Que Deus abençoe Dom Carlos.

  3. Parabéns a Dom Carlos pela coragem dele.As pessoas precisam entender que um pároco não fica a vida toda em uma paróquia não.Precisa ser transferidos,uma coisa que não acontecia com o bispo antecessor.Por isso que para muitas pessoas foi um impacto.

  4. Nada causaria tanto espanto a nós fiéis se não soubessemos o que está por trás das transferências. Não nos causa espanto as transferências que sim são necessárias, mas para tudo na vida devemos usar de critérios. Nos leigos temos papel fundamental na igreja que somos nós, então temos sim o direito de opinar de gostar ou não. Vivemos um momento maravilhoso com o nosso Papa que a cada dia da um tapa de luva no clero e em nós leigos. Se colocassemos o amor ao Cristo em primeiro lugar certamente não haveria tantas discórdias por conta de briga de egos e de vaidades. Não vamos confundir competência e coragem com autoritarismo. O exemplo tem que ser de dentro para fora. As vezes nós confundimos respeito com incompetência,nem todos estamos preparados para lidar com a liberdade que temos, ai sim então precisamos de autoritarismo.

  5. Mudanças são necessárias sim. Mas acredito que Dom Carlos deveria ter misturado a experiência de alguns com a juventude de outros. Mudou demais sem conviver muito tempo com seus atuais sacerdotes. Tudo demais é sobra! Deus abençoe a diocese de Itabuna.

  6. Mudanças são necessárias sim. Mas acredito que Dom Carlos deveria ter misturado a experiência de alguns com a juventude de outros. Mudou demais sem conviver muito tempo com seus atuais sacerdotes. Tudo demais é sobra! Deus abençoe a diocese de Itabuna.

  7. Ainda não conheço direito Dom Carlos,mas acho que ele poderia ter sido menos radical. Penso que ele poderia ter feito as mudanças aos poucos. Tinha que conhecer mais os paroquianos e os padres. Tem apenas 8 meses aqui. Outro dia fiquei muito triste com a forma com que ele se apresentou. Foi logo dizendo que não conhecia a gente. Falou apressado, parecendo que não sentia carinho por nós presentes. Mas Deus o abençoe. Espero que não tenha dado um tiro no pé com tanta mudança.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *