Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna encerra sequência de resultados negativos|| Foto de José Nazal

Depois de uma sequência de três meses seguidos de resultados negativos, Itabuna voltou a registrar saldo de empregos com carteira assinada. Em novembro, as empresas instaladas no município do sul da Bahia contrataram 830 trabalhadores e demitiram 609. Com isso, o saldo ficou em 221 vagas, conforme dados do Ministério do Trabalho.

A construção civil em Itabuna voltou a contratar mais que demitir e fechou novembro com saldo de 74 empregos formais. Porém, o melhor desempenho foi da indústria de transformação, que abriu 99 postos de trabalho com carteira assinada. O setor de serviços aparece em terceiro, com saldo de 46 vagas.

A decepção ficou por conta do comércio, que contratou 273 e demitiu 257, o que resultou em saldo de apenas 16 empregos no mês passado, mesmo com as contratações para as vendas do final de ano. Nos 11 meses do ano, as empresas instaladas em Itabuna criaram 8.580 vagas e eliminaram 8.682. O saldo ficou negativo em 102 empregos formais.

ILHÉUS

Assim como Itabuna, Ilhéus registra saldo negativo no acumulado do ano, com 5.953 contratações e 6.134 demissões, o que representou a eliminação de 181 vagas.  De janeiro a novembro, a construção civil foi o setor que mais perdeu empregos formais, ficando com saldo negativo de 131 vagas. Em seguida aparece o comércio, com perda de 125 postos de trabalho no período.

Somente em novembro foram eliminadas 41 vagas na construção civil.  Já o comércio, serviços e indústria de transformação apresentaram resultados positivos, ainda que modestos.  Juntos, os três setores tiveram saldo de 75 empregos com carteira assinada.  No geral, Ilhéus fechou novembro com saldo de 19 vagas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *