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PROVEDOR DIZ QUE SITUAÇÃO ERA DE CAOS E CITA NOVA REALIDADE DA SANTA CASA

Eric Junior relata caos encontrado e nova realidade da Santa Casa

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Junior, definiu o primeiro mandato à frente da instituição como período de “mudanças significativas e de amadurecimento na condução dos trabalhos. Eric foi reeleito, no início deste mês, para mais dois anos como provedor da instituição. Ele fez a avaliação do mandato durante encontro da Santa Casa.

Segundo ele, o começo da gestão era preocupante pelo “diagnóstico assustador”. O “raio-x” identificava pendências com a “Receita Federal a ameaças constantes de greve dos funcionários, com salários atrasados e fornecedores insatisfeitos”.

A partir do diagnóstico, a decisão: “Ou íamos para cima, ou fechávamos as portas. Esta segunda nunca foi a minha opção. Montamos um gabinete de crise, tomamos algumas medidas enérgicas, como renegociação das dívidas, e partimos para o ataque”.

Para mudar a situação, afirma o provedor, a Santa Casa buscou e obteve o apoio da sociedade, desde “clubes de serviços a Ministério Público, igreja e outras instituições que se propuseram a nos ajudar”. Segundo ele, “essas ações se refletiram na autoestima dos próprios gestores e colaboradores”. A mudança começou a dar resultados no ano do centenário da instituição.

“A regularização das certidões (INSS, IR e FGTS) foi um marco importante, pois pudemos pleitear emendas parlamentares durante o ano, o que vai desafogar e permitir investimentos em 2018″, diz. “A regularização do salário, a partir de junho, coroou a confiança na gestão, demonstrando que o caminho percorrido foi difícil, mas não em vão”, ressaltou o provedor.

ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

Diante do quadro de maior e melhor fluxo de caixa e produtividade, a assistência à saúde também sofreu significativas mudanças, no entendimento de Eric. Ele aponta a implantação de protocolos clínicos (tromboembolismo venoso e infectologia) e de novos serviços, como cirurgia buco-maxilo-facial infantil, a aquisição de uma máquina de laser para a urologia, novo set de laparoscopia, realização de neurocirurgia pelo SUS, por meio de contrato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Além destes serviços, o provedor acrescenta a retomada do serviço de neuroclínica, a implantação e inauguração da UTI Pediátrica (uma demanda histórica regional), e o retorno dos transplantes, através do CIHDOTT. Além disso, a construção do bunker, que abrigará o segundo acelerador linear, que impacta significativamente no aumento do fluxo da radioterapia.

 

INOVAÇÃO E INAUGURAÇÕES

Desde o começo da gestão, avalia o provedor da Santa Casa, são significativas as mudanças na instituição, começando pala inauguração da Capela do Hospital Calixto Midlej Filho, melhorias no Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Novaes, inauguração da Brinquedoteca do Novaes, UTI pediátrica e, por fim, a inauguração do novo Laboratório Interno de Análises Clínicas do Calixto. Neste dezembro, foi entregue ainda o primeiro aplicativo da Santa Casa de Itabuna, com funções informativas para pacientes, e a Biblioteca Comunitária no Calixto, para pacientes, acompanhantes e funcionários.

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

“Vamos prezar pela qualidade nos serviços prestados. Por isso, estamos buscando agregar parceiros, conhecimento técnico e mais projetos”, ressaltou Eric Junior. Mutirão nos bairros, Feira Da Mulher (com serviços exclusivos), modernização da UTI e ajustes nos honorários médicos são alguns dos planos para os próximos doze meses. “Tudo aliado ao projeto de Acreditação Hospitalar, cujo diagnóstico será feito já em janeiro e que proporcionará um avanço técnico e científico almejado por todos os profissionais da Santa Casa de Itabuna. Aos poucos, as coisas foram clareando e hoje temos uma realidade muito distinta da qual encontramos”, ressaltou.

Como medidas imprescindíveis estão elencados a melhoria do fluxo de caixa com ação direta com os parceiros da instituição; redução de custos em todos os setores; reimplantação da gerência comercial; redimensionamento do setor de compras; incentivo para aumento da produção cirúrgica; renegociação dos contratos SUS dos três hospitais.

RESPONSABILIDADE SOCIAL 2017

Como instituição filantrópica, o provedor da Santa Casa de Itabuna liderou equipes que pensassem também na responsabilidade social que a instituição possui na região. A participação em um mutirão de cirurgias, realizado em parceria com a SESAB, foi uma delas. Pensando além das paredes dos três hospitais, ações na comunidade marcaram uma gestão mais próxima da sociedade, como um Outubro Rosa envolvendo palestras e atendimentos (a exemplo da Expoita), o Novembro Azul (com participação ativa no Mutirão do Diabetes), doação de brinquedos arrecadados no Dia das Crianças, captação de alimentos para o Natal Solidário para Todos, dentre outros.

1 resposta para “PROVEDOR DIZ QUE SITUAÇÃO ERA DE CAOS E CITA NOVA REALIDADE DA SANTA CASA”

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