Fim de semana será de puxada do mastro em Olivença

A Puxada do Mastro de São Sebastião, em Olivença, será no domingo (14), mas as festividades culturais foram iniciadas na tarde desta sexta-feira (12), na Praça  Cláudio de Magalhães. O primeiro dia foi marcado por desfile e apresentações  de grupos de capoeira, artistas da localidade e “Os Mascarados”.

De acordo com a programação, neste sábado (13), a partir das 18h30min, será realizada a procissão de São Sebastião. Já às 19 horas, está programada missa solene na paróquia de Nossa Senhora da Escada. Já às 21 horas, acontecem nas ruas apresentações do “Boi Estrela” e “As Camponesas”. Para a noite estão previstos shows musicais de Violino de Luxo e Pago Funk.

Para domingo (14), pela manhã, ocorre alvorada às 5 horas e rituais religioso (bênçãos) e indígena (poraci) em frente da paróquia de Nossa Senhora da Escada organizados por puxadores do mastro. Às 7 horas será oferecida feijoada aos machadeiros e saída deles para a mata do Ipanema, em Olivença, para buscar o mastro.

Ainda no domingo, a partir das 13 horas, os machadeiros participam de feijoada na praia do Sirihyba e, em seguida,  iniciam a puxada do mastro pelas praias.

A partir das 16 horas inicia show musical na Praça Cláudio de Magalhães; e às 17h30min estão previstas a chegada do mastro, a solenidade do arreamento de bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira olímpica, culminando com show musical a cargo das bandas Jah Bless e Batuque Bom. O encerramento da festa será à meia-noite