Tempo de leitura: 2 minutos

Marca-passo foi implantado em paciente no Hospital da Costa do Cacau

O encarregado de obras Irlan Soares da Silva, 47 anos, é o primeiro baiano a receber um marca-passo cardíaco em um hospital da rede pública no sul da Bahia. A cirurgia foi realizada no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, inaugurado em 15 de dezembro passado.
Irlan chegou ao HRCC transferido por uma unidade da cidade em que reside, São José da Vitória, a 67 quilômetros de Ilhéus, com fortes dores no peito. Constatado o quadro clínico de arritmia cardíaca grave, ele foi imediatamente conduzido para a cirurgia, reagindo muito bem ao procedimento.
“Em casos como esse, a rapidez no atendimento é fundamental e o hospital dispõe de todos os recursos técnicos e humanos para garantir que esse serviço seja prestado com a celeridade necessária a todos os usuários da rede pública, ressalta o diretor técnico do HRCC, Cláudio Moura Costa.
Irlan credita à eficiência da equipe do HRCC o fato de ter superado o grave quadro clínico que enfrentou. “Eu só tenho a agradecer e parabenizar todos os profissionais que me atenderam, da recepção até a UTI. Esse núcleo é de grande importância para todos, especialmente no meu caso, pois quando mais precisei tive onde recorrer. Foram feitos todos os procedimentos e graças a Deus eu já estou com o meu marca-passo implantado”, conta aliviado. O usuário chegou ao HRCC com o quadro clínico de arritmia cardíaca grave.
O diretor do HRCC explica que o fato da unidade ser exclusiva para atendimentos de urgência, emergência e alta complexidade é um fator decisivo para a eficiência no atendimento a casos graves como o de Irlan. Além dos recursos técnicos e especialização da equipe, ele assegura que essa característica do hospital permite que os seus profissionais estejam inteiramente focados nos atendimentos de efetiva gravidade.
Cita como exemplo o fato de que, no mesmo dia em que ocorreu a primeira cirurgia para a colocação do marca-passo cardíaco, o hospital também teve capacidade de realizar três neurocirurgias, sem que esses procedimentos comprometessem o cotidiano da unidade de saúde.

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *