Tempo de leitura: 3 minutos

Juliana Soledade
 

Como pode então o povo querer ser o próprio tribunal de um ex-presidente? É atestar que um país não é democrático e tampouco consegue respeitar e entender a diferença dos três poderes em um país. A única justiça que eu realmente espero é que ele não pague o ‘pato’ sozinho.

 
Eu escolhi o silêncio enquanto pude durante esse processo arrastado do Caso Triplex e das condenações do ex-presidente. Além de ser extremante complexo, preferi observar o comportamento dos juízes de plantão sem nunca terem aberto um livro específico sobre as matérias em discussão.
Na cabeça de muitos o Brasil está dividido em dois lados, mas apenas esses dois lados se apresentam, digladiam e medem forças imaginárias. Esquece-se de uma grande massa que tem muitas faces: a silenciosa, aquela que se articula e discute a possibilidade de um novo candidato no pé de orelha, na mesa do bar ou na reunião de negócios, mas além, não discutem sobre a nova condenação por ser um assunto vencido.
O jeitinho brasileiro nos faz esquecer a premissa básica de que a Lei é para todos, principalmente para os mais influentes e quase intocáveis. Um julgamento desse porte é uma mensagem nas entrelinhas, onde diz: mais respeito aos poderes que regem este país. Assim como foi para o Eike Batista, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Joesley Batista, Geddel Vieira e tantos outros que não imaginavam que o telhado de vidro poderia ser quebrado.
Para determinados fanáticos a figuras públicas é difícil compreender que cadeia não pode ter um porteiro como nessas boates VIPs onde pode se escolher quem deve ou não entrar. A condenação do Juiz Federal foi criticada pelos apaixonados, a mesma condenação foi ratificada e majorada em segunda instância por um colegiado, ainda assim, críticas, habbeas corpus, injustiça, falta de provas. O meu grande questionamento é como o da maioria: O que falta para prender a alma mais honesta do Brasil que já foi investigado, condenado e julgado?
É calamitoso defender uma inocência de quem transformou a sua família em milionária em meses, de quem não cumpriu com a promessa de tirar o Brasil da miséria, e a maior prova é o desespero da grande massa quando surgem boatos do fim de auxílios sociais. O país continua completamente dependente do Estado, principalmente quando abandonou a estabilidade de quando o assumiu. O Brasil tem uma expoente necessidade de abandonar a crise moral que nos assola e sair da crise financeira será tão somente uma decorrência.
A classe da esquerda assemelha-se com crianças mimadas e extremamente birrentas, que, no julgamento do impeachment, anunciaram golpe e após o insucesso, bradaram pelas Diretas Já. Novamente é o mesmo que rasgar a Constituição e derrubar aos gritos um regime democrático.
E como pode então o povo querer ser o próprio tribunal de um ex-presidente? É atestar que um país não é democrático e tampouco consegue respeitar e entender a diferença dos três poderes em um país. A única justiça que eu realmente espero é que ele não pague o ‘pato’ sozinho.
Juliana Soledade é escritora e pós-graduada em Direito.

0 resposta

  1. É justamente por um texto como este que ninguém conhece essa “tal” escritora.
    Vale lembrar para a articulista que o País não é dependente do Estado, é dependente de políticos como os que provavelmente a jurista apoia. A cegueira da mesma é tão gritante que não consegue ler o que diz a Fundação Getúlio Vargas … “nunca o País desenvolveu-se tanto quanto na era “LULA”. Parece que a mesma não consegue enxergar a afirmação da ONU sobre o número de pessoas que saíram da linha de pobreza extrema no Brasil, e muitas outras coisinhas que nem vale a pena elencar já que ela não enxerga mesmo.
    Melhor ainda se continuar em cima do muro. O país agradece.

  2. Vixi, que bom ler colocações política sem demagogia e com análise séria dos fatos.Fico feliz de vê que tem gente que pensa como eu. Justiça deve aplicar suas penas PARA TODOS, não somente para os negros e pobres desse pais.
    Parabéns pela matéria

  3. A beleza da leitura só os sábios apreciam,com naturalidade as ideias refletem o caráter do escritor(a).”A única justiça que eu realmente espero é que ele não pague o “pato” sozinho”. Se Lula Rato Branco Lalau,chefe de gângster,pior do que
    o médico Monstro,Larry Nassar que abusou de centenas de crianças e adolescentes das ginásticas americanas cujo julgamento condenado há 15O anos,ou seja,prisão perpétua nunca este marginal colega de Lula Lalau saíra da cadeia.
    O que é lamentável aqui não seja os Estados Unidos,o mentor do maior assalto aos cofres públicos comandado pelo chefe das ratazanas Lula lalau,se fosse na Terra do Tio Sam, este marginal morfaria na cadeia até o fim de sua vida se não fosse
    para cadeira elétrica.
    Os crimes praticados pelo mesmo,o médico monstro americano é um santo,até Hitler
    é melhor do que Lula Ratão,Hitler é marcho,têm coragem e assume seus crimes,agiu
    como homem,deu um tiro na cabeça e mandou seu cão de guarda tocar fogo no seu corpo para que ninguém encontre e venha servi de chacota.
    Entretanto,se prenderem as ratazanas ou legião destes seguidores, roedores e predadores do erário público,iguais estes que aqui neste instrumento virtual se manifestam a favor, as cadeias não vão ter espaço,basta prender o chefe da gângster,lula da Silva,vulgo,Lula Lalau Rato Branco.
    Sobre o artigo acima,ótimo! Parabéns!

  4. A era lula foi de fartura para o chefe da quadrilha (lula) e seus companheiros, que agora estão atrás das grades esperando pelo chefe, que logo estará fazendo companhia. A única falha na justiça foi não ter autorizado a prisão quando condenado na 1a. Instância. Por conta desta bandidagem os brasileiros estão pagando a conta.

  5. Acredito que a escritora não leu nada do processo sem prova contra o ex-presidente Lula. Muitos juristas e professores do direito, estão inconformados com a parcialidade do juiz de piso e dos desembargadores de segunda.Instancia.
    Lê faz bem, só criticar por que tem o dom de escrever é risível, ou com diz Tim Maia o Brasil tem dessa coisas” Cafetão tem ciume, traficante se droga, prostituta se apaixona e pobre é de direita.

  6. No Brasil a lei não é para todos; Nenhuma prova contra Lula e tantas contra Aecio Neves 2 milhões em malas da JBS, Gedeu Vieira Lima 51 milhões, malas de 500 mil para Temer.
    Mim poupe escritora doutora, se isso não é parcialidade, se isso não é uma justiça partidária,se isso não é um judiciário corporativo, eu não sei mais o que é justiça justa, que prende uma mãe de família que furtou uma lata leite e deixa engavetar processo contra um partido de amigos, deixa caducar de um e antecipa do inimigo no caso de TRF4 que deu um pulo de vários processos antigos para antecipar e condenar o ex-presidente antes do processo eleitoral. Brasil colonia da elite do atraso e escravocrata.É pena que a classe média baixa entre nesta onda desta turma que não gosta do Brasil e tem de complexo vira lata.

  7. Parabéns pelo artigo. Eu fico abismado como os apaixonados pelo Lula não querem aceitar ou realmente não enxergam a verdade. Zé Dirceu, Genoíno, Palocci… Todos presos. Será que o judiciário, MP, PF que ao logo dos últimos 4 anos vem investigando todos esses crimes iriam condenar sem provas? Cadeia no Lula!

  8. Talvez ela faça parte do mesmo grupo de escritores do livro do ” moro ” não chega a ser um absurdo isso que ela escreve, mas não reconhecer o que ele fez, Brasil sair do mapa da fome, aposto que ela mesma deve ter sido beneficiada com programas de incentivo ao estudo, ou até mesmo programa em universidades para desenvolvimento de pesquisas é lamentável .

  9. No inicio do texto afirma que agora resolveu se manifestar. Por isso me interessei na leitura, esperando ver uma análise de quem tem pos graduação em direito. Não vi a análise, se esquivou e caiu na mesma seara que ela mesma critica: a de opiniões rasas e apaixonadas. O texto trás uma total e talvez proposital omissão dos fatos. Fugir da realidade concreta é se esconder atrás do muro e não externar com lealdade seu posicionamento político, sua concepção ideológica e de visão de mundo. Desculpe, mas houve o desperdício de uma oportunidade.

  10. Faça-me o favor, quem Juliana Soledade na fila do Pão?? Fico com a opnião de um dos maiores juristas do Mundo Luigi Ferrajoli que é claro ao afirmar que Lula é vitima de um processo de perseguição política. O que ela Juliana traz é mas do mesmo da mídia coxinha que tenta fazer do julgamento de Lula não uma peça processual mas uma peça de ficção onde ele responde por crimes sem provas, é melhor a doutora voltar pros livros de direito e de preferência os de Processo penal.

  11. Escolhi o silêncio enquanto pude
    Juliana Soledade
    Ao estilo Dalton Trevisan este poderia ser o melhor micro-artigo de todos os tempos. Pena ter brotado uma perninha, depois duas, depois dezenas de perninhas amontoadas que tentaram caminhar e não conseguiram ir pra lugar nenhum.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *