Tempo de leitura: 2 minutos

Costa do Cacau terá serviço de cardiologia|| Foto Leonardo Rattes

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, implantará, a partir de março, o serviço de cirurgia cardíaca com capacidade para realizar mais de 20 procedimentos por mês, um incremento de cerca de 100% em relação ao quantitativo anterior credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no sul da Bahia. O coordenador do serviço, Décio Cardoso, destaca que o HRCC, que é referência para 1,6 milhão de habitantes residentes em mais de 60 municípios, é o maior e melhor hospital do interior de toda a Bahia, em termos de equipamentos e estrutura física.
“A máquina de hemodinâmica e o centro cirúrgico são os mais modernos. E a cirurgia cardíaca que hoje é feita em hospitais contratados será redirecionada para o HRCC, com grande melhoria para a população, pois aqui temos 30 leitos de UTI e mais de 20 leitos de UTI na planta de ampliação. A gente vai conseguir fazer exames de média complexidade que tínhamos dificuldade para realizar até na rede privada”, ressalta o médico.
Cardoso ainda destaca que a estrutura hospitalar do HRCC permite o atendimento diferenciado ao cidadão e o desenvolvimento de outras áreas, como a cardiologia. “Os hospitais privados e filantrópicos conveniados ao SUS estão com baixa capacidade de investimento e de resolver esse tipo de paciente, pois eles esbarram no número de leitos de UTI. O HRCC veio para resolver isso. Assim, vamos aumentar o número de cirurgias por mês, que é o objetivo, pois não importa onde vamos fazer, mas temos que fazer mais e melhor”.
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explica que o Hospital Calixto Midlej Filho, que é administrado pela Santa Casa de Itabuna, continuará habilitado a realizar cateterismos cardíacos e angioplastias em situações de urgência cardiológica.

0 resposta

  1. O que a população não sabe é que os medicos plantonistas estão desde janeiro sem receber um centavo pelos trabalhos no Costa do Cacau. O governo do Estado faz repasse para empresa e os medicos estão sem receber e ninguém dá uma resposta aos profissionais que já falam em paralisar os atendimentos. Fica a seguinte pergunta. Se houve o repasse onde está o dinheiro ???

  2. Está muito claro o objetivo do governo do estado…estão invertendo os pólos literalmente…enquanto por muitos anos a cidade de itabuna concentrava na região os serviços de média e alta complexidade com base em instituições privadas (Santa Casa…de santa não tem nada…)nos últimos anos,principalmente a partir do segundo mandato de Jaques Wagner com Solla e logo depois com o secretário Vilas Boas, o plano é tornar a princesinha do sul (Ilhéus) o principal pólo de saúde do sul da bahia com base em equipamentos públicos modernos e totalmente gratuitos para a população..o HRCC já é uma realidade e não se enganem o antigo Hospital Regional será o maior Hospital Infantil e Maternidade do interior da Bahia e ainda terá uma unidade regional do Hemoba que servirá a toda região . Só para lembrar o NR SUL -Núcleo Regional de Saúde está sediado em Ilhéus.
    Acorda Itabuna…estamos perdendo tudo para Ilhéus..Atacadão,Makro,Cidadelle,Campus da UFSB e até a sede do CPRSUL – Comando de Policiamento Regional está indo para Ilhéus (inauguração em Março)…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *