Greve dos professores tem 95% de adesão, segundo Simpi

A greve dos professores chegou a 95% de adesão em toda a rede municipal, segundo a presidente do Simpi, Carminha Oliveira. A paralisação por tempo indeterminado começou nesta sexta (9), seguindo decisão tomada em assembleia na última segunda (5). Os educadores cobram pagamento integral do terço de férias e fornecimento dos vales-transporte.

“Propomos várias tentativas de negociação com o Governo, depois de muita pressão eles apresentaram uma proposta de pagamento parcelado. A categoria está cansada de tantos prejuízos e desrespeitos”, afirma Carminha Oliveira.

Segundo a dirigente, 95% das unidades escolares fecharam as portas na manhã desta sexta-feira. “As poucas escolas abertas funcionaram em regime parcial e com o quadro desfalcado”, completou.

A secretária de Educação de Itabuna, Anorina Smith Lima, considerou “exagero” a deflagração de greve por tempo indeterminado. A declaração ocorreu em entrevista à TV Cabrália. Segundo ela, foi apresentado aos professores a proposta de parcelamento da gratificação salarial em duas vezes. Prometida para dia 15, a primeira parcela foi depositada hoje. A categoria cobra o pagamento integral.