Tempo de leitura: 2 minutos

UFBA confirma criação de disciplina sobre o processo de cassação de Dilma Rousseff

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Ufba) confirmou na sexta-feira (9) a implantação do componente curricular “FCH436 – Tópicos Especiais em História: “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”.  O Conselho afirmou que a implantação da disciplina respeitou toda a tramitação prevista na Universidade, desde a proposição regular no Departamento até a criação de seu código na Superintendência Acadêmica da instituição e disponibilização para matrícula.
O Conselho  Universitário destacou, em nota, “que os componentes curriculares de Tópicos Especiais têm o traço de serem mutáveis, voltando-se amiúde à contemporaneidade das áreas do saber e a pesquisas em andamento. São assim característicos do ensino superior de qualidade, no qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, em especial, em Universidades Públicas, que, em conformidade com o disposto no Artigo 207 da Constituição Federal, gozam de autonomia didático-científica”.
Os conselheiros  apontaram ainda que “dessa forma, por unanimidade, o Conselho Universitário reiterou a importância essencial do respeito à liberdade de cátedra no ambiente autônomo das Universidades Públicas, em conformidade com os processos legais e legítimos que amparam a oferta de disciplinas em nossas instituições”.
A nota foi em resposta a uma ação civil na justiça federal movida pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), de Salvador. O parlamentar tentou impedir a implantação da matéria, mas as universidades públicas federais têm autonomia para criar quantas disciplinas quiserem, desde que aprovadas pelos Conselhos Universitários.

0 resposta

  1. Nos nao estamos mais na ditadura,pelo que entendo em uma democracia,deve-se liberar qualquer materia,cabe ao aluno tirar suas propias decisoes.
    Pena que nao implantam disciplina de moral e civica como existia antigamente,pena que nao implantam disciplina para ser um cidadao honrado com carater e moral.
    Sugiro aos inconformados com a democracia no Brasil,que mudem-se para Cuba ou Coreia do Norte.
    Vivem pregando a igualdade mas quando tem um tempinho vem todos conhecer a Disney e a democracia Americana,mas infelizmente nao copiam as coisas boas do MUNDO.
    Espero que voces do pimenta publiquem!

  2. Os fanáticos petistas não querem aceitar que golpe quem deu no Brasil foi o governo petista, saqueando a Petrobras, usando recursos do BNDES para financiar obras em países governados por ditadores, deixar 14 milhões de desempregados etc. etc… E o resultado de tudo isso são dezenas de petistas condenados e presos, ansioso pela chegada do seu chefe (lula) condenado e sentenciado a 12 anos e 01 mês de cadeia, sendo réu em mais 06 processos, que até o final deste mês estará fazendo companhia a seus companheiros. Em breve a senhora Dilma estará se juntando a seus companheiros. O futuro da nossa democracia estaria realmente comprometida se ainda O PT estivesse governando o nosso País. Finalmente o Brasil esta se libertando dessa bandidagem com seu projeto de governo perverso e maqueavélico.

  3. Representa gasto de dinheiro público, perda de tempo, …!!!
    É como uma ponte construída para ligar o nada ao logar nenhum, …!!!
    O cúmulo da idiotice, …!!!
    Quanta asneira, …!!!

  4. Sérgio Oliveira,
    Perda de tempo pra quem?
    Sob quais convicções?
    Ainda bem que a “idiotice” é apenas a sua opinião e não reflete o que é certo, que trata da liberdade de cátedra. Enquanto a “asneira” esta em sua opinião limitada, muitos alunos vão julgar ser interessante construir um pensamento em cima do que aconteceu em 2016. Podendo-se concluir por si só que foi ou não um golpe, e não sob filtros limitados como esse que vc lançou aqui nos comentários.
    A universidade tem liberdade de ofertar a disciplina que julgar necessária e for aprovada no CONSU.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *