WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba



policlinica





março 2018
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

editorias





itao




PREFEITURA ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA MATERNIDADE DA SANTA CASA DE ILHÉUS

Subprocurador jurídico, secretária de Saúde e as representantes da Santa Casa || Rodrigo Macedo

A Prefeitura de Ilhéus convocou diretores da Maternidade Santa Helena, em Ilhéus, para dar explicações sobre as imagens que circularam nos últimos dias, pelas redes sociais, de mulheres parturientes internadas naquela unidade, deitadas em tatames após o nascimento dos filhos. No final de semana, a secretária Elizângela Oliveira esteve na Maternidade para verificar a denúncia e acompanhar a situação.

Ontem (19), convocou uma reunião de emergência que contou com as presenças das enfermeiras Marleide Figueiredo e Naide Silveira, respectivamente assistente técnica e diretora administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, entidade mantenedora da maternidade; o secretário municipal de Comunicação, Alcides Kruschewsky e os advogados Márcio Cunha e Jefferson Domingues, procurador e sub-procurador Geral do Município. “Vamos apurar o que aconteceu”, assegurou.

CONSTRANGIMENTO

As imagens mostram parturientes em áreas incomuns da maternidade. De acordo com Naide Silveira, entre quinta-feira (15) e domingo (18), a Maternidade – a única em atividade em Ilhéus – recebeu 86 mulheres em trabalho de parto, a maior parte delas, segundo informou, em estado expulsivo, quando a gestante apresenta características de dilatação adiantada. O dia considerado crítico para o atendimento foi na sexta-feira – data em que as imagens foram gravadas – quando 35 crianças nasceram.

“Tínhamos que decidir, não havia tempo e estávamos com uma superlotação na maternidade, três vezes maior que em condições de normalidade. É fato que fizemos uma adaptação para garantir o atendimento a todas as mulheres, colocamos aonde não deveria, mas salvamos vidas. Priorizamos isso”, justificou.

INVESTIGAÇÃO

A Procuradoria Jurídica e a Secretaria de Saúde solicitaram da Santa Casa o prontuário de todas as pacientes para confirmar se, de fato, a grande maioria encontrava-se em “estado expulsivo”, que justificasse o acolhimento imediato em grande escala. “Caso isso não se confirme, iremos oficializar uma representação junto ao Ministério Público e notificar a maternidade”, afirma Elisângela Oliveira.

O prefeito Mário Alexandre pediu rigorosa investigação do caso e repudiou a situação em que foram deixadas as nove gestantes que ficaram sob observação no tatame. “Qualquer que seja o nosso prestador de serviço, ele não pode agir desta forma. O governo não aceitará este tipo de atitude de total desrespeito à população”, disse. Vinte e quatro horas depois do ocorrido, a situação já era de normalidade na Maternidade Santa Helena com a maior parte das mães, liberada.

2 respostas para “PREFEITURA ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA MATERNIDADE DA SANTA CASA DE ILHÉUS”

  • Ao invés de investigar o que houve na Maternidade que atende as mães sem eira nem beira,ou seja,o que o Brasil já sabe que a maioria das mulheres nas maternidades e hospitais público do Brasil são tratadas pior do que cachorra,a mídia mostra todo dia.

    Dilma disse que maternidade e hospitais público para atender as mulheres pobres são referência, o quanto Lula disse que o atendimento as mulheres pobres para parir tá quase a perfeição.

    As mulheres nem entrava nas maternidades e hospitais público,pariam feito cachorras nos passeios público e quando adentrava nas maternidades e hospitais
    publico não só em Ilhéus,em todo Brasil,pariam nos banheiros juntos com cadáver.

    Fato público e notório,este comentarista só está relembrando,a miséria da saúude
    pública no Brasil,em consequência a miséria generalizou em corrupção endêmica,
    tá tudo podre legado de 15 anos de PT e seus aliados.

    “Ao invés de investigar,seria melhor ir fazer bolinhos” Autor desconhecido.

  • Sérgio Oliveira says:

    Assim como em Itabuna, nada por lá dá certo, …!!!

    Até o porto sul já afundou, …!!!

    O aeroporto só funciona quando faz sol, …!!!

    Aff, …!!!

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia