Professores encerram greve de 12 dias na rede municipal

Os 1,3 mil professores da rede municipal de ensino de Itabuna encerraram, há pouco, a greve por tempo indeterminado. Os educadores cruzaram os braços no dia 9, após a prefeitura não quitar, integralmente, o um terço de férias da categoria. A decisão foi tomada durante assembleia. A greve durou 12 dias. Com os feriados, a categoria iria repor 7 dias parados.

A pressão dos professores levou a Prefeitura de Itabuna a quitar o terço de férias nesta terça (20). Antes, a proposta era parcelamento em duas vezes, para março e abril. As aulas serão retomadas nesta quarta (21), mas, de acordo com o Simpi, sindicato da categoria, os profissionais que ainda não receberam vale-transporte não estão obrigados a retornar ao trabalho. A categoria não foi comunicada do pagamento por parte da Secretaria de Educação de Itabuna.

– Quando nós deflagramos a greve, fizemos questão de oficializar o governo acerca da posição da categoria. Além disso, respeitamos as 72 horas determinadas pela legislação antes de pararmos nossas atividades. Lamentavelmente, o Governo não age com a mesma lisura conosco. Soubemos que o terço foi pago, mas até o momento não recebemos qualquer comunicação oficial – afirma a presidente do Simpi, Carminha Oliveira.

O pagamento foi informado pela secretária de Educação, Anorina Smith Lima, durante entrevista a veículos e por meio da assessoria de comunicação, ao final da manhã desta terça (20).