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Aeroporto de Ilhéus será administrado pela iniciativa privada || Foto Pimenta

O governo federal autorizou o governo da Bahia conceder à iniciativa privada o aeroporto de Ilhéus, de acordo com a portaria do Ministério dos Transportes publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União. A proposta do governo do estado transferir toda a gestão do Aeroporto Jorge Amado para o setor privado, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
Ainda não há previsão da data para o leilão do terminal e o governo do estado aguarda a documentação federal com a anuência do processo. Haverá uma audiência pública e só depois, então, será definida a data.
“A mudança de concessionários é um caminho natural estrategicamente pensado pelo estado e pelo município, que estão em busca de investidores para a modernização do Jorge Amado, como já aconteceu com alguns dos principais terminais do país”, afirma o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão). Dentre os aeroportos que passaram à iniciativa privada, Marão cita os terminais em Guarulhos (SP) e no Rio de Janeiro – o Galeão.

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  1. Ou seja.. vai ficar capenga por mais 10 anos ate construir o novo sera na praia do norte ou na ceplac.
    So ver a historia do aeroporto de Vitoria da Conquista. Foi concedido e ficou 10 anos. Somente agora e depois de muita mobilização popular que o novo vai ser entregue.
    Mas é um passo importante para a liberação do terminal.

  2. Uma ideia que poderia ser feita para a manutenção do terminal de Ilheus, seria aumentar a pista de pouso do avião.
    Naquela passagem de veículos, faria-se uma passagem baixa (subterrânea), onde os veículos passariam por baixo do aeroporto.
    Esta solução ja foi adotada em diversos terminais pelo mundo.
    Faria uma solução semelhante ao porto maravilha no Rio de Janeiro, onde todo o transito do antigo elevado da avenida perimetral foi transferido para 2 tuneis que contornam toda a região do porto.
    Esta solução permitiria uma expansão da pista do terminal de ilheus sem um custo elevado da construção de um novo, ganhando cerca de 500~800m na área útil de pouso, permitindo aeronaves maiores como o A320-200 ou o B737-900.

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