Tempo de leitura: 2 minutos

Candidatos têm até dia 27 para se inscrever

O Ministério da Educação abriu, nesta segunda-feira (16), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O prazo se encerra às 23h59 do dia 27 de abril. No período de 30 deste mês a 4 de maio, serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social.
A aplicação das provas do Encceja Nacional em todo o país ocorrerá em 5 de agosto. Já o Encceja Exterior será em 16 de setembro. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.  Já as edições direcionadas a candidatos enquadrados na categoria PPL –adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade – serão em setembro.
O Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas de 17 a 21, sendo o período compreendido entre 18 e 19 daquele mês destinado ao Encceja Nacional PPL.
PUNIÇÃO AOS FALTOSOS
Para evitar prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. O candidato que obtiver a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, poderá obter ainda a declaração parcial de proficiência.
Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Além disso, precisa obter, adicionalmente, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *