Vacinação contra gripe começa na segunda em Ilhéus

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) inicia, no próximo dia 23, a campanha de vacinação contra a influenza, e a meta é atingir 90% do público alvo até o dia 1º de julho. São quase 50 mil pessoas nos grupos de prioridade para receber a vacina, que estará disponível nas unidades de saúde nas zonas urbana e rural, de segunda a sexta-feira.

Fazem parte dos grupos prioritários para vacinação contra influenza pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes, mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Serão imunizados também adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O dia D de vacinação ocorrerá em 12 de maio e 49.230 pessoas em Ilhéus devem ser imunizadas durante a campanha.

OS PRIMEIROS

De acordo com o setor de vacinação da Sesau, o município receberá o mesmo número de doses de 2017. “Na primeira semana cerca de 37% das doses serão disponibilizadas e o foco nos primeiros dias de imunização são as crianças, idosos e gestantes”, explica a chefe da seção de Imunização, Walkiria Cardeal.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Além de causar sintomas como febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, a gripe pode trazer complicações como pneumonia e infarto.