Tempo de leitura: < 1 minuto

Sagui morto nesta sexta-feira, na Vila Zara

A morte de três macacos sagui deixou em alerta moradores da Vila Zara, em Itabuna, nesta semana. As mortes ocorrem desde a segunda-feira (7). O terceiro animal faleceu na tarde de hoje (veja vídeo abaixo).
Os moradores acionaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que levou o primeiro sagui morto para exames que possam detectar a causa da morte. O exame será feito no Laboratório Central (Lacen), em Salvador.
O serviço foi novamente acionado nesta sexta, mas um funcionário do CCZ disse que não poderia se deslocar até o bairro para recolher o animal por falta de gasolina.
A tripla morte de macacos no bairro levou temor aos moradores de que a região tenha mosquito da febre amarela. Eles começam a ficar fracos e agonizam até a morte. Vídeos com a situação dos animais foram enviados à Redação do PIMENTA por um morador da Vila Zara. O site não conseguiu contato com o CCZ. A Secretaria de Saúde deverá se pronunciar em breve, conforme a assessoria de comunicação.
Os macacos não transmitem o vírus da febre amarela. Assim como os seres humanos, eles são vítimas da febre amarela. A morte destes animais serve como alerta para a possibilidade de ocorrência do vírus nas proximidades onde são registrados óbitos destes animais. Servem, como apontam autoridades em saúde, como “sentinelas”. Assim, os macacos devem ser preservados.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *