O estudante Hugo Vitorino Eduão Rocha, 16 anos, está hospitalizado e precisa com urgência fazer transplante de fígado. Ele é o primeiro da fila de transplante e, para ajudá-lo, amigos e familiares iniciaram uma campanha de doação de órgãos nas redes sociais e WhatsApp. Nádia Ferreira, prima do rapaz, disse que ele estava internado no Hospital Regional de Irecê e foi transferido, na última quinta-feira (10), à noite, em uma UTI aérea para a capital baiana.

Hugo é morador da cidade de Ibipeba, região de Irecê, e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital São Rafael, em Salvador, por causa de complicações no quadro de hepatite. Familiares informaram que o estado de saúde dele está se agravando e precisa da doação o mais rápido possível.

O transplante de fígado consiste numa cirurgia em que o órgão do doente é substituído por outro órgão sadio, originário de uma pessoa com morte cerebral ou por parte de um doador vivo que aceite doar uma parcela de seu órgão. Para ser doador de órgãos, basta comunicar à família o desejo de doar. A doação só acontece depois da autorização da família.

Para ajudar Hugo Vitorino, pode entrar em contato pelos telefones do Hospital São Rafael – (71) 3281 6000 – ou falar com a mãe dele – (74) 9 9952 6002 – ou um dos tios, no (74) 9 9998 1129.