Tempo de leitura: 2 minutos
Imóveis são vendidos ilegalmente pela internet|| Foto Mauro Akin-Nassor//Correio

A dez minutos das estações de metrô e ônibus de Pirajá está um condomínio fechado, com guarita, estacionamento amplo, com apartamentos de dois quartos à venda a partir de R$ 60 mil. Se chorar, o futuro morador consegue bom desconto, de até R$ 5 mil, em um dos imóveis no Condomínio Residencial Recando do Cajueiro, em Mata Escura.

O empreendimento é do Minha Casa Minha Vida (MCMV), programa de habitação do governo federal que financia moradias para famílias de baixa renda. Essa e outras ofertas estão no site de compras OLX. Mas quem estiver de olho nessas pechinchas, é melhor não arriscar.

Os apartamentos são vendidos ou alugados pelos mutuários (pessoas que recebem por empréstimo recursos para a compra do imóvel) com as parcelas ainda em andamento, prática não permitida pela Caixa Econômica Federal– responsável pelo financiamento e gestão do MCMV –, que pode tomar o imóvel.

Na OLX, encontramos alguns apartamentos à venda e conversamos com pessoas que se identificaram como mutuários que, sem cerimônia, vêm ignorando uma das principais regras para o financiamento. A situação é alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MP-BA).

AMEAÇA E EXTORSÃO

Além da venda irregular, o MP-BA apura crimes de ameaça e extorsão por parte de moradores à frente de uma empresa que faz a manutenção e segurança do local. Os alvos das ameaças seriam outros mutuários, que dizem estar sendo obrigados a pagar uma taxa abusiva.

O processo chegou ao MP-BA no último dia 4 e foi distribuído para a promotoria de atuação criminal na quarta-feira passada. Segundo a assessoria do órgão, a promotora Guaracira Carvalho “ainda apura a denúncia e por isso não vai se manifestar, por enquanto”. Leia mais qui.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *