Tempo de leitura: 2 minutos

Coronel faz críticas à Coelba e defende reestatização

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Angelo Coronel, voltou a defender a reestatização da Coelba, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado. Para Coronel, a empresa tem sido incapaz de fornecer energia elétrica de maneira satisfatória. “É um quadro negativo que acarreta verdadeiro estrangulamento da economia baiana. A decisão é do Poder Executivo, porque envolve uma soma vultosa, mas a Assembleia Legislativa da Bahia, na maioria de seus deputados, apoia a medida”.
Para o presidente da Assembleia, cumpre ao Estado tutelar os interesses coletivos, de modo a proporcionar à comunidade o melhor serviço público possível. “Estamos estudando na Alba a questão, que é bastante complexa, mas uma das alternativas já postas é retomar o serviço de eletricidade para a administração pública. Um dos modelos é a Enel, estatal da energia, controlada pelo Governo da Itália. É a maior empresa da Europa, presente em 35 países e que, no início deste mês, comprou, por R$ 5,552 bilhões, cerca de 73% das ações da Eletropaulo”, diz o chefe do Legislativo.
Angelo Coronel diz que a decisão de reestatizar a Coelba é do Executivo, mas que o governador Rui Costa já está ciente da disposição da ALBA em apoiá-lo na solução do problema. “Repassei ao governador um ofício da Associação dos Agricultores Irrigantes da Bahia – AIBA, muito forte no Oeste baiano, que reclama da insuficiência no fornecimento de energia elétrica e que é, conforme o documento, o ‘principal entrave no processo de verticalização da produção e do desenvolvimento industrial da região’. Além de insuficiente em todo o Oeste, em lugares como Coaceral, em Formosa do Rio Preto, e Veredas, em Jaborandi, a energia nem sequer chegou”.

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *