Tempo de leitura: < 1 minuto

Ministério da Saúde autoriza vacinação contra gripe em novos grupos

O Ministério da Saúde autorizou os municípios a estender a vacinação contra a gripe para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. A orientação ocorre após o término da Campanha Nacional de Vacinação para públicos prioritários, que teve início em 23 de abril. Até a semana passada, 83% do público-alvo tinha se vacinado.
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. “Foram dois meses de oportunidade exclusivamente para o grupo prioritário se vacinar. Agora, a recomendação é que as doses sejam disponibilizadas também para esses outros públicos”, destaca o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
Até a última quinta-feira (21), o grupo das crianças de seis meses a cinco anos de idade registrava a menor cobertura vacinal, com 67%. As gestantes tiveram cobertura de 71%. Já o público com maior cobertura da vacina contra a gripe é o de professores, com 98%, seguido pelas puérperas (96,2%), idosos (91%) e indígenas (90,5%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 88,6%.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *