Tempo de leitura: 2 minutos

Conselho denuncia ameaça de extinção de campus do IFBA de Valença

O Conselho Superior do Instituto Federal Baiano denuncia que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica “passa por um momento de ameaça de desmonte através de diversos ataques à sua estrutura, a exemplo de cortes de recursos orçamentários, imposição da reforma do ensino médio (rejeitada pela sociedade), entre outras propostas que vêm gerando apreensão, como o projeto de extinção de um dos campi de Valença (IFBA e IF Baiano)”.
O Conselho Superior afirma, em nota, “que antes era apenas conjectura, nesse momento se materializa em uma ação drástica direcionada ao fechamento de um campus. O município, que detém um dos mais baixos IDH do estado, tem uma paisagem econômica e cultural marcada pela pesca, agricultura familiar, e por comunidades tradicionais (quilombolas, marisqueiras, ribeirinhos, …)”.
Ressalta que “ apesar de também atuar no setor do turismo, Valença é uma das mais violentas cidades do país. Entretanto, desde 2008, sedia duas unidades de ensino da Rede Federal: uma do IFBA (oriunda do antigo CEFET) e outra do IF Baiano (oriunda da antiga EMARC)”.

ATACA A PROPOSTA DE REORDENAMENTO 
Denuncia também que “recentemente, o Ministério da Educação tem tratado do tema do reordenamento das unidades valencianas, negando à comunidade o direito de participar do processo que impactará em suas vidas diretamente. Tal projeto, de reordenamento do Governo, começando por Valença, certamente abrirá precedente para que outros campi da Rede sejam extintos”.
A entidade destaca ainda que “diante desse quadro, o Conselho Superior reunido nos dias 18 e 19 de junho de 2018, manifesta-se veementemente contrário a essa imposição! Este mesmo Conselho se contrapõe publicamente à nota lançada no dia 17 de abril de 2018, pelo ex-reitor pró-tempore do IF Baiano, Geovane Barbosa do Nascimento, em conjunto com o reitor do IFBA, Renato Anunciação, na qual o mesmo se posiciona favorável ao reordenamento da rede na Bahia com a criação de um novo Instituto a partir das unidades já existentes do IFBA e IF Baiano, sem qualquer tipo de diálogo com a comunidade”.
Os conselheiros afirmam que “consideramos que o momento político da nação nos impõe cautela, uma vez que a extinção de um campus poderá promover a movimentação a contragosto ou demissão de servidores, exclusão de parcela significativa da juventude e de trabalhadores ao acesso à Educação de qualidade como direito social, além de reduzir os impactos positivos que a existência de dois Institutos Federais trazem para a região”.
Eles finalizam observando que “nenhuma mudança na rede deve ser implementada de forma unilateral, sem ampla participação de toda a comunidade! Defendemos a permanência dos dois em campi na cidade de Valença, uma vez que já estão inseridos na cultura e desenvolvimento regionais”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *