WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










junho 2018
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

editorias





itao




EDITAL DE CONCESSÃO DO NOVO AEROPORTO DE CONQUISTA SERÁ PUBLICADO NESTE SÁBADO

Novo aeroporto de Vitória da Conquista será administrado pela iniciativa privada

Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), neste sábado (30), o aviso de licitação da concessão pública do novo Aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A licitação está marcada para 9 de agosto, às 14h, na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (Agerba), em Salvador.

De acordo com o edital, a empresa que vencer a licitação será responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos. A concessionária também deverá adquirir, instalar e implantar equipamentos obrigatórios de auxilio a navegação. Uma audiência pública foi realizada em abril, quando a população e representantes de concessionárias deram contribuições sobre o edital.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) é responsável pela construção do equipamento no sudoeste baiano, que visa atender a uma necessidade de ampliação da estrutura devido ao crescimento da demanda de passageiros e aeronaves na região. O atual aeroporto foi afetado por conta do crescimento da zona urbana, comprometendo o Plano Básico de Zona de Proteção. O investimento total da obra é de R$ 145 milhões, com financiamento dos governos federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), e estadual.

Atualmente está em andamento a construção do terminal de passageiros. Importantes etapas, como a implantação da pista de pouso e decolagem e da seção contra incêndio (SCI), já estão concluídas. “Vitória da Conquista tem mais de 348 mil habitantes e é a terceira maior população do território baiano. Além disso, é o quinto maior Produto Interno Bruto [PIB] do estado”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

HOMENAGEM A GLAUBER ROCHA

Aeroporto Glauber Rocha entrar em operação, a expectativa é de que, até 2020, a movimentação seja ampliada para 500 mil passageiros/ano. A demanda do atual é de 250 mil passageiros por ano. O novo terminal tem uma área patrimonial de 6,16km². A pista de pouso e decolagem possui 2,1 quilômetros de extensão e tem capacidade estimada de receber mais de 60 mil operações durante o ano. Mais de 300 operários atuaram na construção do equipamento. Na fase atual, são mais de 80 trabalhando para concluir o terminal de passageiros.

O nome do novo aeroporto conquistense é uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha. Autor de filmes como ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ e ‘Terra em Transe’, ele nasceu em 14 de março de 1939, em Vitória da Conquista. Ao longo da carreira, Glauber atuou como diretor, roteirista, ator e escritor. Ele morreu em 1981, aos 42 anos, no Rio de Janeiro.

1 resposta para “EDITAL DE CONCESSÃO DO NOVO AEROPORTO DE CONQUISTA SERÁ PUBLICADO NESTE SÁBADO”

  • Marcos Paulo says:

    Olha só… muitos duvidavam que esse aero seria inaugurado em 2018.. pois esta ai

    o De ilheus deve ser concedido tb..
    Tomara que não para a Sinart e nem Socicam.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia