Tempo de leitura: 2 minutos

Mec publica lista do ProUni

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira, a lista de pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni), relativo a este semestre. A relação para a segunda chamada será divulgada no dia 16. As chamadas são realizadas para dar ao estudante novas oportunidades de conquistar uma bolsa de estudo e, com isso, cursar o ensino superior.
Quem for pré-selecionado nesta primeira chamada deve comparecer à instituição de ensino para a qual se inscreveu e comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição até o próximo dia 10, de acordo com o calendário do ProUni. Já os candidatos pré-selecionados na segunda chamada devem enviar os dados até o dia 23.
Quem não conseguir ser pré-selecionado na chamada regular poderá ainda manifestar interesse na lista de espera, prevista para os dias 30 e 31 de julho, com divulgação do resultados em 2 de agosto. A lista pré-selecionados e outras informações podem ser consultadas na página do programa.
Neste segundo semestre, das 174.289 vagas ofertadas, 68.884 são integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior. Para se candidatar, é necessário ter se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, com obtenção de, no mínimo, 450 pontos de média e nota superior a zero na redação. É importante lembrar que as notas de outras edições do Enem não valem para pleitear uma bolsa do ProUni 2018.

Só poderão participar estudantes brasileiros que não possuam curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Também podem solicitar bolsas os alunos que cursaram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista, ou que sejam deficientes físicos, ou professores da rede pública.
BOLSAS DE ESTUDOS
Para ter direito a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos candidatos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas integrais e parciais de 50% em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. Desde que foi criado, em 2004, o ProUni já atendeu 2,5 milhões de estudantes, 70% com bolsas integrais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *