Tempo de leitura: 2 minutos

Festival abre espaço para a agricultura familiar em Itacaré
Uma feira com produtos da agricultura familiar de diferentes regiões rurais de Itacaré marcou, na manhã quinta-feira (12), a abertura da 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que vai até o próximo domingo (15), na Avenida Castro Alves, orla da cidade, com uma série de eventos, feiras e atrações. Às 17 horas começa a Feira dos Artesãos locais, seguindo com a apresentação cultural Dedo de Moça. A abertura oficial do Sabores de Itacaré será às 19 horas, contando com a apresentação de autoridades regionais, patrocinadores e dos estabelecimentos que fazem parte do festival.
Conforme a programação, logo após a abertura oficial acontecerão as atividades da cozinha show, com a chef Elibia Portela, apresentadora do programa Prato da Casa, que ensinará moquecas variadas. Em seguida, às 20h30min, o chef Brict Perez, do Restaurante La Cevicheria, de Trancoso, apresentará o ceviche clássico com “leche de tigre’ e causa peruana. Ainda nessa primeira noite, no palco de shows, acontecerá a apresentação de Padre Ednaldo e Amigos, às 21h, alem da Banda Skanibais, às 23h.
Na sexta-feira as atividades começam com a Feira da Agricultura Familiar, a parir das 8 horas da manhã. Já às 14 horas acontece a Oficina Gastronômica com a chef Merice Rocha (Faculdade Madre Thais), com a apresentação da casquinha de siri revisitada em Carolina cobertas com crumble salgado. E às 15 horas será a vez da cozinha kids com a chef Marly Catarina (Café com Cacau) com a apresentação do Brigadeiro Gourmet. Às 17 horas acontece a Feirinha com Artesãos Locais e Agricultura Familiar, seguindo com apresentação cultural com a quadrilha junina Sai de Baixo que lá vem a Zorra.
Na cozinha show o chef Josenilton Santos (Senac) fará a apresentação de pratos à base de raízes. Às 19h30min será a vez do Chef Txai, Damiano Maggiotto, fazer a apresentação do camarão e abacaxi Havaizinho. Às 20h30min haverá o sommelier da cervejaria Baden Baden e em seguida o chef Junior França, consultor gastronômico, fará a apresentação do prato “Da Terra ao Mar na Mesa”. E no Palco de shows se apresentam Abaga Roots, às 21 horas, e Trio Baianado, às 23 horas.
Este ano o tema será Gastronomia de Raiz, aproveitando a grande diversidade gastronômica local. Cada estabelecimento utilizará os produtos da agricultura familiar para a composição dos pratos, valorizando os saberes e fazeres dos chefs e cozinheiros locais. O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo com patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural através da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré e da Faculdade Madre Thais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *