Vacinação começa na segunda-feira na zona rural

A Secretaria de Saúde de Itabuna inicia, na próxima segunda-feira (16), a campanha de vacinação contra a raiva canina. O trabalho de imunização de cães e gatos começa pela zona rural, percorrendo áreas como Roça do Povo, Mutuns, Itamaracá, Aterro Sanitário e Fazenda Progresso.

No dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, em 4 de agosto, a vacinação dos animais será feita somente na área urbana. O trabalho é coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nas unidades de saúde em todos os bairros da cidade.

A estimativa é de que sejam imunizados mais de 35 mil animais domésticos até o final da campanha. O CCZ alerta que, anualmente, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos três meses de idade. O veterinário Samir Hage, do CCZ, destaca que a raiva é uma doença grave transmitida ao ser humano pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus.

Os proprietários de animais domésticos, ressalta Samir, devem estar sempre atentos a alguns sintomas da doença. O animal registra perda de apetite, alterações de comportamento, dificuldade em deglutir, agitação e agressividade. “A raiva não tem cura e pode matar tanto o animal quanto o homem”, alerta Hage.