Tempo de leitura: 2 minutos

Projeto concorre em uma das categorias do prêmio nacional de inovação

O Projeto Jovem Social, que beneficia moradores carentes de Ilhéus, está concorrendo ao 15º Prêmio Innovare, uma inciativa para que busca difundir práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no país. O Jovem Social está ajudando a transformar a vida de dezenas de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município do sul da Bahia.
O projeto, que profissionaliza e capacita adolescentes para o mercado de trabalho, já formou uma turma e o segundo grupo já está concluindo a capacitação. Durante o curso, os jovens têm aulas diárias com quatro horas de duração durante cinco meses. As especializações são nas áreas de informática, fotografia, artesanato, ética, corte de cabelo e escova e produção de cosméticos.
AJUDA FINANCEIRA PARA APRENDER
Os participantes do projeto são selecionados através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).
Eles recebem bolsa de R$400, além de transporte e lanche, de acordo com a frequência nas aulas. O dinheiro usado no pagamento das bolsas foi obtido em ações Ministério Público do Trabalho (MPT), que desenvolve o projeto em parceria com outros órgãos públicos.

O Projeto Jovem Social está agora em fase de avaliação pelos jurados do Prêmio Innovare. O prêmio, que já acontece desde 2004, tem em sua comissão julgadora ministros do Superior Tribunal Federal (STF), promotores, juízes, desembargadores, advogados, defensores e outros profissionais interessados em contribuir no desenvolvimento do Poder Judiciário. Caso passe de fase, o projeto segue para a última etapa, onde são selecionados os vencedores da edição, em seguida passa pela cerimônia de premiação e tem a prática incluída no Brasil inteiro.
Além da capacitação profissional e do apoio financeiro, os jovens que participam da iniciativa têm ainda acompanhamento psicológico e social. O projeto conta com a parceria do Ministério Público da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, e de entidades como a Associação Padre Paulo Tonucci e o Abrigo Feminino. Ao final do curso, os jovens recebem certificação de conclusão de curso A primeira turma do projeto recebeu a certificação em maio deste ano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *