Tempo de leitura: 3 minutos

Ideia de produzir embalagens sustentáveis leva professor à final de prêmio nacional

O professor Robson Almeida da Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Milton Santos, em Arataca, no sul da Bahia, é um dos 25 vencedores regionais da quinta edição do “Respostas para o amanhã”. O educador é um dos finalistas nacionais, com o projeto “Embalagens sustentáveis de banana verde”. Com a proposta de dar um novo destino à banana verde produzida, pelo fato de ser abundante na região, nasceu a ideia de fabricar embalagens sustentáveis a partir da fruta, como copos, bandejas e outras vasilhas que acondicionem alimentos, que têm grande capacidade de decomposição quando descartadas na natureza.
A inspiração para o projeto surgiu no próprio CEEP, que está localizado no Assentamento Terra Vista, onde atende alunos da própria comunidade e de cidades vizinhas. O professor Robson, que leciona no curso Técnico em Meio Ambiente, explica que a ideia levou em conta duas questões. A primeira é o descarte de embalagens plásticas, que são produzidas a partir de recursos não renováveis e acabam gerando vários problemas ambientais. A segunda questão é a grande diversidade de frutas, como o cacau e a banana, que são produzidas na comunidade, que faz parte do bioma Mata Atlântica.
“A necessidade de encontrar alternativas viáveis e sustentáveis para agregar valor às bananas produzidas na comunidade gerou uma discussão sobre a diversidade de matéria-prima existente na região. A turma que se mostrou mais interessada e disposta a buscar novas formas de melhorar a situação do descarte do lixo plástico na cidade foi a escolhida para executar o projeto”, conta o professor, que fala sobre o alcance social do projeto. “Estas embalagens podem revolucionar a indústria de recipientes, uma vez que as pessoas no mundo inteiro estão buscando novas possibilidades para diminuir o uso de embalagens plásticas derivadas do petróleo, na tentativa de minimizar os danos provocados à natureza”, ressalta o educador, que teve as parcerias dos colegas professores Isaac de Carvalho e Carla Menezes.
A iniciativa do CEEP agora parte para disputar o prêmio na etapa nacional, cujo objetivo estimular e difundir projetos protagonizados por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas. Os projetos são desenvolvidos com todos os alunos de uma única turma que, por meio de ações investigativas e colaborativas voltadas aos conhecimentos científicos, elaboram e propõem soluções simples para melhorar o lugar onde vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável. Em sua 5ª edição, o prêmio traz como inovação o envolvimento de até três professores na realização do projeto.
Ao todo, o prêmio recebeu 1.128 inscrições em todo o país, envolvendo 807 escolas, 887 professores e cerca de 46 mil estudantes. A Bahia foi representada por 70 inscrições de 56 unidades escolares. Os 25 projetos vencedores regionais foram divulgados no site do projeto. (www.respostasparaoamanha.com.br). Cada uma das instituições de ensino responsáveis pelos 25 projetos foi contemplada com um notebook e um selo digital de Vencedor Regional. Em setembro, esses projetos terão seus vídeos publicados no site para a votação aberta do público, que elegerá os cinco projetos vencedores pelo júri popular, um de cada região.
Cada uma das cinco instituições de ensino responsáveis por esses projetos receberá um troféu e selo digital de Vencedor pelo Júri Popular. Em paralelo, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora, que sinalizará os três projetos vencedores nacionais. Os professores e alunos que vencerem nacionalmente serão contemplados com um intercâmbio científico-cultural, em São Paulo, e as três instituições dos referidos projetos, com troféus e selo digital.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *