Milton Cerqueira, ao centro, presidirá o consórcio regional que administrará policlínica

O prefeito de Almadina, Milton Cerqueira, e o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Consórcio Público Interfederativo de Saúde. O consórcio envolve 30 municípios sul-baianos pactuados para uso e funcionamento da Policlínica Regional de Saúde de Itabuna. A eleição ocorreu na tarde de ontem (23), na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste (Amurc), e foi conduzida pelo coordenador dos consórcios de saúde da Bahia, Nelson Portela.

A ação conta com o apoio e a articulação da entidade municipalista, que, desde o ano passado, vem reunindo e orientando prefeitos e secretários de saúde dos municípios para a criação do Consórcio e a futura instalação da Policlínica, prevista para o primeiro semestre de 2019, em Itabuna. Para o presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o ato representa um grande passo para atender a demandas existentes nos municípios, nas áreas de Média e Alta Complexidade.

O Consórcio vai coordenar as atividades da Policlínica Regional de Saúde de Itabuna e vai atender os municípios consorciados – Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una.

A população dessas localidades terá acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Vários exames também serão oferecidos, com destaque para os seguintes: ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter e eletroencefalograma, entre outros.

Presidente eleito, Milton Cerqueira, falou em democracia e igualdade de participação para todos os municípios do consórcio para definir as demandas da Policlínica e “acolher a população da nossa região, que sofre muito com a saúde”. Já o prefeito Marcone declarou que, junto com o presidente, estará visitando outras regiões do Estado para conhecer o modelo de funcionamento e a estrutura de Consórcio e das Policlínicas Regionais.