Tempo de leitura: 2 minutos
Nego Elder recebe solidariedade de comitê estadual do PCdoB

O comitê estadual do PCdoB na Bahia emitiu, nesta terça (5), nota de solidariedade ao vereador Elder Almeida, de Pau Brasil. No entendimento do PCdoB, Nego Elder, como é mais conhecido, está sendo “mais uma vítima da criminalização dos movimentos de luta pela terra na Bahia”.

Segundo o comitê estadual do PCdoB, o vereador, “que possui destacada atuação em prol da reforma agrária, tem sido difamado e caluniado pelo apoio dado aos camponeses da ocupação Fazenda Santa Bárbara, no município”.

Diz ainda a nota: “O PCdoB-BA estende a manifestação de solidariedade aos camponeses da ocupação, pois estes estão sendo acusados injustamente dos crimes de roubo e cárcere privado pelos proprietários da terra, após a realização da ocupação, que se deu, comprovadamente, de forma pacífica. Alguns dos ocupantes chegaram a ser presos, a partir dos depoimentos dos proprietários e funcionários. Evidentemente, são estratégias para associar os militantes dos movimentos de luta pela terra a criminosos.”

DESAGRAVO

A nota do comitê também faz uma espécie de desagravo a Nego Elder, que vem sendo chamado por ruralistas de “líder de bandidos”. “Acreditamos na seriedade e no compromisso do vereador com a luta contra as injustiças, que é o que ilumina a nossa atuação política. Repudiamos todas as tentativas de criminalizar a luta por um direito humano básico: o de ter uma terra. Estamos à disposição para mediar o conflito, e solicitamos ao governador Rui Costa a adoção das medidas cabíveis para que a situação seja resolvida da melhor forma possível.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *