Tempo de leitura: < 1 minuto

Profissionais da saúde participa de capacitação

Como uma das etapas dos preparativos para o Mutirão do Diabetes, que será realizado  no próximo dia 10 de novembro, profissionais que atuam na rede básica de saúde em Itabuna participaram de uma capacitação promovida pela ONG Unidos pelo Diabetes. O evento também serviu para reforçar a importância da prevenção do tratamento da doença.
A capacitação reuniu coordenadores das unidades básicas de saúde e agentes comunitários de saúde, abordou temas como “impactos da hiperglicemia nas complicações crônicas do diabetes”, “retinoplastia diabética”, “pé diabético”, “doenças cardiovasculares no diabetes” e “nefropatia diabética”.
A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Itabuna, Alessandra Lopes, destacou que “a capacitação é importante porque melhora o atendimento dos profissionais das unidades de saúde, agilizando o atendimento aos pacientes”. “Além disso, a parceria com o Mutirão do Diabetes amplia as ações de prevenção, que são realizadas durante todo o ano”.
De acordo com o médico Rafael Andrade,  presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, “o envolvimentos profissionais de saúde, que fazem o contato diário com os portadores de diabetes, permite a realização de ações integradas na prevenção e tratamento da doença”. “A integração com a Secretaria de Saúde de Itabuna é fundamental nesse processo de fazer com que o Mutirão seja referencial de um trabalho permanente na rede pública de saúde”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *