Tempo de leitura: 2 minutos

Hospital promove feira de saúde nesta quarta (26)
Até o final de setembro, o Hospital Regional Costa do Cacau executará ações relacionadas à Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, o “Setembro Verde”. Como parte da programação alusiva à Campanha, a unidade promoverá uma feira de saúde, ofertando serviços básicos à população. A atividade está marcada para a próxima quarta-feira (26), das 8h às 12h, no ambulatório do HRCC.
A programação inclui oficina da gestante, ação que se estende também às mulheres que desejam engravidar; orientação nutricional; identificação de grupo sanguíneo; medição de glicemia capilar; aferição de pressão arterial e vacinação para adultos e crianças. Para ter acesso aos serviços é necessário levar originais do documento de identificação com foto e do cartão do SUS. Também é importante que sejam apresentados o cartão de vacina do adulto e a caderneta de vacinação da criança.
Durante o evento serão realizadas pequenas palestras sobre a campanha para doação de órgãos. A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRCC, Silvana Batista, explica que, embora a fila de espera tenha diminuído discretamente, a recusa familiar ainda é um aspecto preocupante e um dos fatores que mais influenciam no momento da decisão é a falta de informação a respeito da doação.
“Essa campanha é de extrema importância, pois amplia e aprofunda o conhecimento acerca da doação de órgãos. A ação acontece uma vez por ano, todavia a informação deve ser permanente. O conhecimento é essencial para que mais famílias compreendam o processo de doação”, explica Silvana Batista.
A iniciativa conta com o apoio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul; da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretária da Saúde; e das instituições de ensino Universidade Estadual de Santa Cruz; Faculdade Madre Thaís e Faculdade de Ilhéus. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *