Tempo de leitura: 2 minutos

Três classes hospitalares e duas domiciliares serão implantadas pela Secretaria da Educação do Estado, nesta quarta-feira (26), em Ilhéus e em Itabuna, sendo as primeiras do interior da Bahia. A ação faz parte do programa SARAHDO (Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares), que visa garantir o direito de estudantes enfermos (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos/EJA) que se encontram nos leitos hospitalares ou em atendimento médico domiciliar, a darem continuidade aos seus estudos.
Serão atendidos, em média, 1.300 estudantes, por mês, nos hospitais Regional Costa do Cacau, Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho, assim como no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e no Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO).
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que participará das atividades destacou o papel do SARAHDO. “O programa surge de uma necessidade de fazer a cobertura da Educação Inclusiva no nosso Estado de modo total. Quando um aluno da rede adoece e vai para um leito ou fica em casa por conta de um problema de saúde, ele está sendo condenado ao abandono escolar naquele período. Então, criamos o programa justamente para cuidar dessas pessoas em um momento difícil, fazendo com que a educação seja verdadeiramente inclusiva”, afirmou.
Pela manhã, às 9h, será implantada a Classe Hospitalar do Hospital Regional Costa do Cacau, durante cerimônia, no auditório da unidade hospitalar. No período da tarde, serão instaladas as classes hospitalares em Itabuna. O ato de implantação das Classes Hospitalares dos Hospitais Manoel Novaes e Calixto Mideledj será, às 14h, no auditório do Hospital Calixto Mideledj. Em seguida, às 16h, será inaugurada a Classe Domiciliar, no Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC), no bairro de São Judas, e, às 17h, a Classe Domiciliar, no Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO), no bairro João Soares.
O atendimento educacional especializado, personalizado e humanizado aos estudantes será feito por 14 professores da rede estadual de ensino que passaram por formação continuada em Classe Hospital/Atendimento Domiciliar, ministrada pela Secretaria da Educação do Estado. Este Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO) já foi implantado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, contando atualmente com 92 estudantes atendidos. Em Salvador, também são atendidos quatro estudantes em suas residências.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *