Tempo de leitura: 2 minutos

Capacitação envolveu profissionais da área de saúde || Foto Clodoaldo Ribeiro/GovIlhéus

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) promoveram capacitação, em Ilhéus, sobre manejo clínico do sarampo para todos profissionais das redes pública e privada do município, ontem (26). O treinamento, mediado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Ilhéus, teve como público alvo enfermeiros e médicos clínicos.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Ilhéus, Gleidson Santana Souza, a capacitação abrange profissionais de várias esferas da saúde. “É preciso que os casos com suspeita da doença, ou confirmadas, tenham todas as medidas de controle realizadas. Esse paciente não pode ser encaminhado de volta pra casa sem ter passado, de imediato, pelas ações de bloqueio epidemiológico”, explicou.
Segundo a enfermeira técnica da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo Regional de Saúde da Sesab, Marisa Susmaga, é preciso haver um esforço conjunto para que o surto da doença não ocorra na cidade. A capacitação contou com palestras do médico Gustavo Cunha, sobre o manejo clínico do sarampo e da técnica Cássia Virgínia, que falou sobre a vigilância epidemiológica voltada ao sarampo.
VACINAÇÃO
O sarampo ocorre uma vez na vida, e se a pessoa já teve a doença não precisa vacinar outra vez. A imunização acontece de forma normal para crianças até os cinco anos. Acima dessa idade até aos 29 anos, é preciso duas doses de a tri viral para o indivíduo ser imunizado. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, dos 30 aos 49 anos, com apenas uma dose do tríplice viral já conta como imunizado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *