Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui Costa (centro) é reeleito para mais quatro anos na Bahia

Rui Costa (PT) acaba de ser reeleito governador da Bahia. Ainda faltam pouco mais de 20% das urnas serem apuradas, mas o petista atingiu 75,88% dos votos válidos e impôs diferença de mais de 2,7 milhões de votos sobre Zé Ronaldo (DEM), com 21,81%.
Rui Costa tem 3.858.685 votos contra 1.108.958 votos de Zé Ronaldo. O governador tem praticamente garantida a eleição de toda a chapa majoritária, pois Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) estão virtualmente eleitos para o Senado Federal. 
A Bahia também garantiu ótima votação ao candidato a presidente apoiado pelo governador. Fernando Haddad obtém, até aqui, quase 60% dos votos válidos. Exatamente 59,72% contra 23,67% de Jair Bolsonaro (PSL).
QUARTO MANDATO DO PT
O PT vai para o quarto mandato à frente de um dos maiores estados do Brasil. Chegou ao poder ao derrotar o carlismo em 2006. Naquela disputa, Jaques Wagner, eleito senador pela Bahia neste domingo, derrotou Paulo Souto (DEM) contrariando as pesquisas de então.
Em 2010, Wagner foi reeleito e fez o sucessor quatro anos depois. Hoje, Rui Costa, que era secretário e deputado federal em 2010, obteve a mais expressiva vitória de um governador baiano, após a derrota imposta por Waldir Pires a Josaphat Marinho, na década de 80.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *