Tempo de leitura: 2 minutos

Turistas começam desembarcar em Ilhéus e Salvador na segunda quinzena|| Foto Tatiana Azeviche

A chegada do navio MSC Fantasia no Porto de Salvador, na próxima segunda-feira (19), marca o início da alta temporada de cruzeiros marítimos na Bahia. A estimativa é que 240.957 turistas passem pelos portos da capital e de Ilhéus até 21 de abril de 2019. O incremento médio é de 7% em relação à temporada anterior, segundo a Secretaria Estadual de Turismo.
O desembarque de passageiros aquece a economia local e movimenta pontos turísticos nas proximidades do porto de Salvador, como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e o Pelourinho, no Centro Histórico. Comerciantes do Mercado Modelo, por exemplo, têm boa expectativa. “O volume de vendas cresce em até 60%, principalmente no mês de janeiro”, afirma Abdala Abib Neto, proprietário de loja no andar térreo.

O comerciante de artesanato Jorge Reimão torce por uma temporada de boas vendas. “Os turistas gostam de comprar nossas mercadorias para levar de lembrança para os parentes e amigos”, diz. Para José Roberto, gerente de uma galeria, a instabilidade econômica já passou. “A partir de 1º de janeiro, as coisas vão melhorar e o poder de compra dos turistas vai aumentar”, declara, confiante na demanda por cachaças baianas, castanhas e cocadas.
Graça Marques, gerente de restaurante instalado no andar superior do Mercado Modelo, informa que a venda de alimentos dobra durante na alta estação.  “Este ano foi bom, teve bastante turista na cidade. Com o incentivo da novela ‘Segundo Sol’, acho que teremos um verão melhor ainda. A chegada desses navios aumenta a movimentação”.
O secretário estadual do Turismo, José Alves, observa que o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos se consolidou e apresenta excelentes resultados. “Temos aqui alguns dos principais destinos litorâneos do país, que registram expansão da atividade turística, razão maior do otimismo do setor com a chegada da temporada de navios”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *