Tempo de leitura: 2 minutos

Carne apreendida em Itabuna foi incinerada|\ Foto Waldir Gomes

A Vigilância Sanitária de Itabuna (Visa) incinerou mais de 230 quilos de carnes apreendidas em um açougue, entre os bairros São Caetano e Pedro Jerônimo. De acordo com os fiscais, o produto era de origem clandestina, de animais abatidos no município de Camacan.
Segundo o coordenador da Visa, Manoel Mattos, só é permitida a comercialização de carne de animais abatidos dentro das normas do Ministério da Agricultura. “Ninguém sabe que tipo de carne chega ao consumidor. Pode ser até de um animal doente. Portanto, é importante que o consumidor fique atento e denuncie se notar alguma irregularidade, como carne estragada”, alerta.
O coordenador da Vigilância Sanitária conta que, em casos como esses, o comerciante não é preso e não tem o estabelecimento interditado, a não ser que haja reincidência, mas a fiscalização apreende a mercadoria. “O infrator ainda recebe uma notificação”.

VIGILÂNCIA PERMANENTE
Manoel Mattos diz que não adianta o comerciante, principalmente o da área de alimentos, tentar burlar a lei. Segundo ele, o município mantém vigilância permanente, visando coibir entrada e saída de carnes e outros produtos estragados, de origem clandestina ou com prazo de validade vencido.
O coordenador explica que o município conta com cerca de cinco mil estabelecimentos comerciais fiscalizados permanentemente por agentes da Vigilância Sanitária. A equipe é formada por enfermeiros, nutricionistas, veterinário, engenheiro de alimentos, farmacêutico, odontólogo , biólogo, biomédico, zootécnico, além de técnicos de nível médio que dão apoio ao trabalho da Visa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *