Tempo de leitura: < 1 minuto

Plantio de piaçava no sul da Bahia

O sul da Bahia é a região que mais produz piaçava no Brasil. A fibra encontrou na região o ambiente favorável para o seu desenvolvimento natural. Mas agora existe também a lavoura com perfil comercial, destaca o Globo Rural.
A Fazenda São Miguel, em Itacaré, se tornou uma referência no assunto. A domesticação da piaçava por lá começou há quase 30 anos, na base do erro e do acerto. A vontade de um agrônomo recém-formado hoje se consolida em 400 mil pés de piaçava distribuídos em 300 hectares. A produtividade é maior do que na mata.
O trabalho de pesquisa dele para o cultivo foi registrado no livro “Piaçava na Bahia”, feito em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz.
Com chuva na quantidade certa, solo adequado e temperatura confortável, a piaçava encontrou na Bahia seu lugar favorito. Apesar de ocorrer também em Alagoas e Sergipe, foi lá, numa faixa que se estende por 50 km a partir do mar, que a espécie ganhou fama e boa produção. A piaçaveira começa a produzir fibra a partir dos 7 anos. E, frutos a partir dos 10. O ciclo de vida dura de 30 a 50 anos. LEIA MAIS

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *