Tempo de leitura: 4 minutos

Walmir Rosário
 

A notícia, como era de se esperar, causou indignação no meio rural, notadamente em Buerarema, município que vem sofrendo com as atrocidades praticadas por esse bandido travestido de indígena.

 
Conforme prevista pelo sábio jurista baiano Ruy Barbosa, no seu discurso no Senado Federal, ao reclamar das mazelas e injustiça cometidas pelo governo aos brasileiros, as nulidades continuam prosperando, no Brasil e, particularmente, na Bahia. Nesta nossa Bahia, como já dizia o ex-governador Otávio Mangabeira, “pense num absurdo, na Bahia tem precedente”.
E tem aos montes. Hoje, 30 de novembro de 2018, um desses absurdos está marcando para acontecer, justamente na Assembleia Legislativa da Bahia, que comete a leviandade de conceder uma honraria ao nefasto e falso índio conhecido como cacique Babau. E será exatamente a Comenda 2 de Julho, honraria maior da Bahia, que os deputados estaduais concederão ao promotor de badernas invasões, roubos e assassinatos de pequenos produtores da Bahia.
E, como era de se esperar, a comenda foi proposta por um deputado petista (sempre eles), o Marcelino Galo, que apoia todas as excrescências praticadas contra quem trabalha no campo para produzir alimentos e riquezas. A notícia, como era de se esperar, causou indignação no meio rural, notadamente em Buerarema, município que vem sofrendo com as atrocidades praticadas por esse bandido travestido de indígena.
E Buerarema foi uma das pouquíssimas cidades baianas a derrotar o petismo nas urnas, na eleição de 2018, numa demonstração clara e límpida de que não admite e nem esquece do sofrimento resultante da monstruosidade cometida por Babau e seus asseclas contra uma população honrada e trabalhadora. E absurdo maior é que contou com o apoio do governo petista da Bahia, do Brasil e até com representantes do Ministério Público Federal.
Como não poderia deixar de ser, a entrega dessa comenda – a 2 de Julho – é mais um escárnio na cara do povo baiano, instituída para homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de nosso estado e do seu povo. A Comenda é destinada a pessoas de reputação ilibada e que possuam uma ficha limpa, responsáveis por atos de altruísmo e que vivam com dignidade.

Babau e o deputado Marcelino Gallo

Inversamente, como sempre faz e é da prática do Partido dos Trabalhadores (PT), foi destinada à pessoa mais imprópria para receber tamanha homenagem, haja vista o seu histórico nas instituições policiais e judiciais. Na verdade, o ato nefando perpetrado pelos deputados estaduais baianos é uma apologia ao crime, numa clara demonstração que no Brasil – notadamente na Bahia – o crime compensa.
O sentimento de sofrimento e a apreensão por que passa a população dos municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória não tem chegado aos conterrâneos vizinhos, que assistem, de camarote, a maior ação de banditismo já praticada no Sul da Bahia. Essas invasões e agressões praticadas por pseudos índios aos produtores rurais fariam corar os coronéis do cacau e seus jagunços, transformando-os em anjos de candura e bondade.
A crescente desmoralização do Estado nos traz a necessidade iminente de uma reflexão sobre tão importante tema na vida da sociedade moderna. Gerido por pessoas, o Estado, como uma instituição, deve estar acima do interesse de grupos ou partidos políticos, sob pena de ingressamos no poço sem fundo da anarquia. Mas, infelizmente, esse cuidado não tem sido objeto de preocupação do governo atual, ao contrário, é instado a servir como ferramenta para a consecução dos seus interesses.
Como disse na abertura desse escrito, a conhecida oratória de Ruy Barbosa no Senado Federal, como parte do requerimento de informações sobre o caso do navio Satélite: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto… Essa foi a obra da república nos últimos anos. No outro regime [Monarquia] o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para sempre. As carreiras políticas lhe estavam fechadas. Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos temiam a que, acesa no alto, guardava a redondeza como um farol que não se apaga… Em proveito da honra… da justiça… E da moralidade gerais.”
Nem passava pela cabeça do bravo povo de Buerarema, Una, Ilhéus e São José da Vitória perder tudo o que fizeram ao longo dos anos para bandidos travestidos de índios, com o beneplácito governamental, que ainda concede honrarias indevidas a quem nunca mereceu. Num país civilizado e cumpridor das leis, a homenagem correta ao Babau seria a cadeia. Mas essa é a vida! A guerra civil está perto de nós que nem notamos. Ou fazemos questão de não notar.
Walmir Rosário é advogado, radialista e jornalista, além de editor do Cia da Notícia.

12 respostas

  1. Mas dessas imundícies do PT não se pode esperar nada que preste, ainda bem que o povo Sulista varreu esse bando criminoso do comando da Nação. Só a Bahia que preferiu ainda continuar nos absurdos.

  2. Todos nós temos um pé ou na tribo indígena ou na raça negra. Quem de nós não tem um avô (vó) negro (a), índio (a)? Eu por exemplo sou negro e neto de uma filha de índia. Minha bisavó, portanto era índia. Se eu me declarar índio com o cabelo rastafári que tenho, logicamente que cairão matando, dizendo que não sou índio. E quem há de negar as misturas que todos nós brasileiros temos? Cada pessoa deve saber perfeitamente a sua origem. Quem se declara negro, índio, branco, etc, etc, é porque tem certeza de onde veio. Alguém já procurou saber realmente sobre a origem de Babau?

  3. Não sou branco,negro,mameluco ou índio,sou um pouco de tudo.Sou humano!Nosso jornalismo sente-se o sabedor tudo,mas a matéria esquece também de dizer que nossa região foi e é acometida de grilagem de terra desde seu nascedouro. Seria importante que o jornalista fosse imparcial e não julgasse se o Babau é ou não índio.Quem era dono dessas terras brasileira antes do Europeu chegar aqui levando tudo nosso inclusive milhões de vidas,um verdadeiro genocídio contra os nativos. A matéria esquece que a irresponsabilidade de governantes que concedeu títulos de terra e não demarcou as dos índios, inclusive com a anuência da justiça,não foi o PT. Foi o povo da direita escravocrata e grileira que manda a mais de 500 anos e não querem mudança. Não justifica a matança nem de um lado nem de outro. O que precisa, é a justiça tomar vergonha e resolver o problema com demarcação e indenização dos agricultores prejudicados. Isso é urgente para que a convivência seja algo positivo para todos. Somos todos Índios,negros,brancos,mestiço,somos brasileiros.Reforma Agraria Urgente!Matéria deste porte incentiva a violência e não ajuda resolver o impasse.

  4. “PT é sinônimo de ladrão,traficante de drogas,assaltantes de bancos,terrorista e
    fascistas nazistas, a Bahia continuou com essa desgraça,felizmente o Brasil mandou para o 5º do inferno o PT.
    Bahia se fosse uma terra de corno e viado,era trilhões de vezes melhor do que ser PT. A foto em tela,é uma extensão das células de terrorista da facção criminosa PT é a mesma coisa do Raio A e Raio B, essas facções criminosas de Itabuna,ou demais facções criminosas por este Brasil grandão de meu Deus.
    Outrossim, é de bom alvitre que, pessoas de bem fique longe de PT,veja,todos seus aliados estão na cadeia e outros tantos estão com 1(um)pé dentro e outros
    são suspeitos… Portanto, quanto antes se afastar dessa sigla de terroristas e
    bandidos é bom. Obs: se você que é PT se acha limpo ou seja honesto,você é um cúmplice.
    Já não basta os exemplos: marginais e traficantes de cocaína, Evo Morales,Maduro
    Cesare Battisti,terrorista,as facs colombiana,antes mesmo da trégua com este Pais. O ladrão e ditador da Guiné Equatoriana, País de miseráveis.
    Alma gêmeas do PT,vei ao Brasil numa aeronaves da Boeing,Teodori Obinobiang,ou
    seja seu filho,o “diabo não vem manda o secretário”com mais de 6O milhões de dólares para eleição do PT,o que não ocorreu devido PT não está no poder.
    A aeronave foi presa e o pilantra do filho do ditador, assassino e ladrão retornou a miséria do seu País,todavia,este aliado do PT, muitos países não aceitam que o mesmo entre no seu território.

  5. Parabéns!Esse é um absurdo que envergonha os anais da ALBA.O deputado Galo é chegado a passar por cima dos principios que deveriam nortear a decência esperada de um parlamentar para agradar certas facções.Ele vez por outra cacareja para o lado errado…

  6. O “jornalismo” deve assumir que tem lado, deve ter linhas editorais claras assumindo seu posicionamento, o que não acontece aqui no Brasil, na Bahia, muito menos em Itabuna, ainda pior nesse artigo, que claramente é de opinião, mas envolve-se em um manto de imparcialidade para falar de um suposto lugar neutro. O que sem dúvida nenhuma não é, identificação e posicionamento com um lado é o que não falta nesse artigo, a começar pelos personagens citados, Otávio Mangabeira, político da UDN que ajoelhou-se ante um general americano e beijou sua mão, Ruy Barbosa, que enquanto ministro mandou queimar arquivos que continham detalhes sobre a escravidão dos negros no Brasil.
    Aqui, os referenciados preteridos pelo autor, falam muito, falam do autor e mostram de onde este autor fala, de um lugar que busca conservar o status quo vigente, de perpetuar as injustiças costumeiras, que antes eram norma e acatadas sem resistência, mas hoje encontram oposição, encontram grande figuras que resistem e organizam seu povo para resistir.
    Que bom que este artigo foi escrito, que bom que foi escrito de tal forma, pois ficara como memória, gravada na história, para mostrar como que aqueles que lutam por seus direitos congênitos são e sempre serão perseguidos nessa terra Brasilis.
    P.S: Só não pode jornalista querer assumir lugar de antropólogo, primeiro tem que cursar ciências sociais, se formar e se especializar, para depois falar do lugar do especialista, é feio viu seu dotô Advogado/Jornalista?!

  7. Taça libertadores da America”.
    Hora se Libertadores da America. Porquê a sua partida final será justamente nas terras de quem por anos a explorou!
    Os senhores e Senhos entendidos, podem mim responder?

  8. É muito engraçado o tom carregado de preconceito e ódio que esta gente trata o PT. Quem viveu na época da ditadura militar, das grilagens de terras, das mordaças, das explorações ficaram tão acostumados que esquecem dos benefícios que os governos do PT criaram e que inclusive beneficiou até mesmo aos contrários. O PT não é imundície, é um partido com milhões de pessoas do bem filiadas e que sempre lutou por Democracia. Não fiquem com raiva não, pois o PT está muito vivo para combater e fiscalizar as ações desse governo nefasto que está vindo por aí e que mesmo antes de tomar posse está dizendo para que veio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *