Tempo de leitura: 2 minutos

Nutricionista ensina como resolver a falta de fome da criança || Foto Karina Zambrana

Meu filho não quer comer. O que devo fazer? “Esta é uma queixa frequente de mães de crianças entre um e dois anos, e o primeiro passo para resolver o problema é observar se a criança realmente está comendo pouco”, orienta a professora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elisa Maria de Aquino Lacerda.
Aos pais e cuidadores preocupados com a criança que não quer comer, a especialista indica uma maneira prática de certificar se o pequeno ou pequena realmente está comendo pouco, principalmente observando a curva de crescimento, indicado na Caderneta de Saúde da Criança, que é um documento importante para acompanhar a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os 9 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde.
A nutricionista explica que, “se a curva de crescimento estiver adequada, ou seja, se a criança está ganhando peso e crescendo adequadamente, é sinal de que a quantidade de alimentos ingeridos está apropriada”. Ele observa que “se a criança não está comendo bem e a curva de crescimento demonstrar que ela está ganhando pouco peso, é preciso que um profissional da saúde tente descobrir o que está acontecendo”.

Elisa Aquino destaca que somente após avaliação do profissional da saúde que acompanha a criança será possível verificar se doenças comuns da infância podem estar resultando na redução do apetite e no baixo ganho ou perda de peso apresentada.
A especialista afirma que“há recomendações específicas para a criança que está doente e não quer comer, que devem ser orientadas somente por um profissional. Nesses casos que a criança está doente e come pouco é comum que, ao ficar curada, ela passe por um período de apetite aumentado que compensa a perda de peso anterior”.
Quando a criança rejeita um alimento mas aceita outros do mesmo grupo, não é um grande problema. Deve-se evitar obrigá-la a comer o alimento recusado, pois isso pode gerar aversão.
“Não se deve forçar a criança a comer os alimentos recusados. Entretanto, quando esse alimento for preparado para a família, deve ser sempre oferecido para a criança, pois a repetição da oferta aumenta a chance de ela aceitar o alimento”, destaca a nutricionista.
O QUE FAZER SE A CRIANÇA RECUSA REPETIDAMENTE O ALMOÇO E JANTAR?
Neste caso, substituir a refeição por um lanche para que a criança não fique sem comer não é uma boa saída, já que o pequeno aprende que, quando rejeitar a comida, vai receber outro alimento em troca. Também devem ser observados aspectos relacionados ao comportamento ou à relação com a família, já que a criança pode usar a alimentação para expressar sentimentos.
Segundo a especialista, para ajudar a resolver o problema, é bom que a família reflita como tem sido sua atitude durante a refeição. Da Redação com Ministério da Saúde.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *