WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

editorias





itao bebeto

BARRAGEM EVITOU INUNDAÇÃO EM ITABUNA, DIZ RUI COSTA

Barragem reserva 62 milhões de metros cúbicos de água, segundo governo

Rui inaugurou obra em julho || Foto Pimenta

A Barragem do Colônia, inaugurada neste ano, evitou que os municípios de Itapé e Itabuna, ambos no sul da Bahia, fossem inundados na noite de segunda (3) e manhã da última terça-feira (4), segundo o governador Rui Costa, ao acumular cerca de 62 milhões de metros cúbicos de água.

“Se não fosse a barragem, cidades como Itabuna teriam sido inundadas nos últimos dias”, afirmou o governador em postagem nas redes sociais. A barragem foi inaugurada em 4 de julho, exatamente cinco meses antes da maior chuva dos últimos anos no sul da Bahia.

O leito do Rio Cachoeira elevou em mais de quatro metros e poderia transbordar até mesmo na região central de Itabuna se toda a vazão do Rio Salgado e afluentes tivessem fluxo normal, junto com o Colônia.

A Barragem encheu e começou a sangrar somente quando o nível de chuva nestes dois municípios quase cessou, apesar dos alertas e previsões em contrário. Com as chuvas, pouco mais de 10 famílias ficaram desalojadas no município de Itabuna, mas cerca de 6 mil pessoas ficaram ilhadas nos condomínios Jubiabá e Gabriela devido à elevação do nível do Cachoeira e de afluentes na área próxima aos dois condomínios, na região de Ferradas.

Barragem “sangra” pela primeira vez desde a inauguração, há 5 meses

TEMOR

Ainda na terça e com as chuvas de forma intensa moradores de Itapé passaram a temer pela barragem. O governo baiano enviou técnicos da Embasa para fazer avaliação constante e ter contato com a população, quando distribuiu comunicado informando do não risco de inundações.

1 resposta para “BARRAGEM EVITOU INUNDAÇÃO EM ITABUNA, DIZ RUI COSTA”

  • “Sistema Cantareira” Itabuna,certamente as águas subiria,talvez um metro,porém,
    dizer que Itabuna seria inundada é exagero,pelo fato que as águas paulatinamente
    chegariam.

    Contudo,se essa barragem estourar,ai sim,vai inundar Itabuna,já que há muitos exemplos de obras mal feitas, o que se espera deste talude que não seja a regra e Itabuna seja livre desta fatalidade de uma tromba d”água.

    Aliás é preciso que,preposto da prefeitura Municipal de Itabuna,retire um animal
    morto e o mesmo não consegue descer rio abaixo próximo a Ponte do Bairro da Conceição,que o mau cheiro chegou nesta Ponte e adjacência.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia