Tempo de leitura: 2 minutos

Barragem reserva 62 milhões de metros cúbicos de água, segundo governo

Rui inaugurou obra em julho || Foto Pimenta

A Barragem do Colônia, inaugurada neste ano, evitou que os municípios de Itapé e Itabuna, ambos no sul da Bahia, fossem inundados na noite de segunda (3) e manhã da última terça-feira (4), segundo o governador Rui Costa, ao acumular cerca de 62 milhões de metros cúbicos de água.
“Se não fosse a barragem, cidades como Itabuna teriam sido inundadas nos últimos dias”, afirmou o governador em postagem nas redes sociais. A barragem foi inaugurada em 4 de julho, exatamente cinco meses antes da maior chuva dos últimos anos no sul da Bahia.
O leito do Rio Cachoeira elevou em mais de quatro metros e poderia transbordar até mesmo na região central de Itabuna se toda a vazão do Rio Salgado e afluentes tivessem fluxo normal, junto com o Colônia.
A Barragem encheu e começou a sangrar somente quando o nível de chuva nestes dois municípios quase cessou, apesar dos alertas e previsões em contrário. Com as chuvas, pouco mais de 10 famílias ficaram desalojadas no município de Itabuna, mas cerca de 6 mil pessoas ficaram ilhadas nos condomínios Jubiabá e Gabriela devido à elevação do nível do Cachoeira e de afluentes na área próxima aos dois condomínios, na região de Ferradas.
Barragem “sangra” pela primeira vez desde a inauguração, há 5 meses

TEMOR
Ainda na terça e com as chuvas de forma intensa moradores de Itapé passaram a temer pela barragem. O governo baiano enviou técnicos da Embasa para fazer avaliação constante e ter contato com a população, quando distribuiu comunicado informando do não risco de inundações.

Uma resposta

  1. “Sistema Cantareira” Itabuna,certamente as águas subiria,talvez um metro,porém,
    dizer que Itabuna seria inundada é exagero,pelo fato que as águas paulatinamente
    chegariam.
    Contudo,se essa barragem estourar,ai sim,vai inundar Itabuna,já que há muitos exemplos de obras mal feitas, o que se espera deste talude que não seja a regra e Itabuna seja livre desta fatalidade de uma tromba d”água.
    Aliás é preciso que,preposto da prefeitura Municipal de Itabuna,retire um animal
    morto e o mesmo não consegue descer rio abaixo próximo a Ponte do Bairro da Conceição,que o mau cheiro chegou nesta Ponte e adjacência.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *