Tempo de leitura: 2 minutos
Secretária de Educação anunciou fim de contrato com o Ciso

A secretária de Educação de Itabuna, Nilmecy Gonçalves, anunciou nesta sexta-feira (4) que o governo municipal vai romper convênio que mantém com donos do Colégio Estadual Sesquicentenário (Ciso). A comunicação foi feita durante reunião com representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum dos Secretários Municipais (Fosec), Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) e Sindicato do Magistério de Itabuna (Simpi).

A secretária de Educação do município alegou que a decisão de encerramento do convênio se deu pela necessidade de reordenar a rede, como também de otimizar os espaços públicos e reduzir despesas. Segundo ela, a estratégia do governo municipal é investir no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), que figura como o maior espaço de ensino e que este ano completa 40 anos.

Nilmecy Gonçalves explicou que “nós temos 17 salas ociosas no Imeam, que seriam suficientes para receber os 900 alunos que estão alocados no prédio do Ciso. Além disso, com o término do convênio economizaremos R$ 124.641,12 por ano com aluguel e R$ 11.500,00 com gastos de energia”,disse a secretária. Com a decisão, a unidade que era mantida pelo município será fechada.  Somente as instalações mantidas pelo estado vão continuar funcionando.

RESGATAR A HISTÓRIA DO IMEAM

Para o representante do Conselho Municipal de Educação, Edivaldo Alves, o  Colégio Ciso não possui as condições necessárias para dar aos alunos o devido lazer e segurança. Ele observou que, se o Imeam apresentar melhorias em suas instalações para receber esses alunos, será uma forma de resgatar a história e prestígio de uma das escolas mais tradicionais de Itabuna.

A presidente do Simpi, Maria do Carmo Oliveira, a Carminha Oliveira, afirmou que compreende os motivos do reordenamento, mas que o município precisa se atentar para os direitos dos 70 profissionais que estão lotados no Ciso. Ela disse também esperar que o município crie as condições para que os alunos transferidos possam estudar sem qualquer prejuízo.

DEBATE ANTIGO

A sindicalista disse ainda “que essa discussão de rompimento de contrato de aluguel com o Ciso, para efeito de redução de despesas, já ocorria desde 2015, mas fatores políticos impediram que a secretária à época tomasse um posicionamento. Enquanto Sindicato estaremos acompanhando todo esse processo para que não haja predileções ou injustiças nas remoções dos professores”, afirma a líder sindical.

Quanto à escolha do Imeam para recepcionar os alunos, o governo municipal acredita ser a melhor opção, tendo em vista que a escola fica próxima ao bairro de Fátima, possui fácil acesso e área de lazer e de estudo suficiente para comportar até 1.600 alunos. Na próxima quarta-feira (9), a secretária Nilmecy Gonçalves estará promovendo um encontro com os 70 profissionais lotados no Ciso e o colegiado escolar, no auditório da USEMI, às 14h para esclarecer como se dará essa transição.

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *