Tempo de leitura: 2 minutos
O clima ficou tenso na noite de ontem|| Foto Reprodução TV Santa Cruz

Entrou no segundo dia o protesto dos moradores do Manoel Leão, em Itabuna. A manifestação começou por volta das 5 horas da manhã de quarta-feira (23), com fechamento da rua 1, principal via de acesso ao bairro, e retenção de três ônibus do transporte coletivo.Houve momentos de tensão à noite durante a tentativa da Prefeitura de Itabuna de liberar os veículos retidos.

Os moradores alegam que o município abandonou as negociações e decidiu acionar a guarda civil e a Polícia Militar na tentativa de liberar os três ônibus a qualquer custo. Os manifestantes fizeram uma barreira e não permitiram que as ordens fossem cumpridas. Eles cobram uma audiência com o prefeito Fernando Gomes para entregar a pauta de reivindicações.

Entre os principais pontos da pauta estão limpeza de canais de macrodrenagem, implantação de rede de esgoto, melhoria na iluminação pública, redução de intervalos nos horários dos ônibus que circulam para o bairro e pavimentação de ruas. Um dos líderes do movimento, Reinaldo Macedo afirmou que os moradores não querem que o município faça um serviço “meia boca” para “daqui a 15 dias terem que realizar um novo movimento cobrando os mesmos serviços.

Macedo disse também que a comunidade espera que a prefeitura envie ao local algum representante que possa se comprometer em atender a pauta de reivindicações. Ele reclamou da decisão do poder público municipal de usar à força na tentativa de desbloquear a via e liberar os ônibus. “O nosso movimento é de diálogo e pacífico. Eles enviaram máquina e caçambas para tampar os buracos no bairro, mas o trabalho é muito lento”, contou.

De acordo com os moradores, os funcionários alegam que o trabalho é executado ao “passo de tartaruga”, porque estão com os salários atrasados. O secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, João Zulato Filho, esteve no bairro na quarta, mas teria informado não possuir autorização para negociar a maioria dos itens da pauta. Com o bloqueio da via, os moradores do Manoel Leão estão sem transporte coletivo desde a manhã de ontem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *