Tempo de leitura: 2 minutos
Prefeitos vão avaliar riscos de barragem de minério em Itagibá

O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ligou o alerta quanto às condições da barragem de rejeitos minerais da Mirabela em Itagibá, no sul da Bahia. A diretoria da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) anunciou que reunirá prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, nesta segunda-feira (28), às 16h, para uma reunião de emergência na Câmara de Vereadores de Barra do Rocha.

O objetivo, segundo o coordenador executivo da entidade, Luciano Veiga, é socializar as informações sobre o estado da Barragem de Rejeitos da Mirabela e provocar os órgãos de fiscalização e controle – ministérios de Minas e Energia e o do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema/Inema), Ministério Público do Estado da Bahia e representante da Sociedade Civil Organizada. Discute-se, também, a criação do Conselho Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de Mirabela, visando o acompanhamento permanente deste equipamento.

Mirabela é tema de discussão entre prefeitos na Bahia || Imagem Gilson Fotógrafo

Ainda segundo Luciano, técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) já estão visitando a Barragem da Mirabela, onde fazem vistoria técnica para a emissão de um laudo sobre o seu estado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *