Tempo de leitura: 3 minutos
Feira em Itabuna atraiu interessados de várias regiões da Bahia || Foto Antônio Carlos

A primeira Feira de Mudas da Biofábrica de Cacau, em Itabuna, na última sexta (24), atraiu público de várias regiões do Estado. Orlando Moreira saiu de Serra do Ramalho, no Território do Velho Chico, para adquirir mudas de alta resistência e produtividade. “Vi a propaganda da feira e não poderia deixar de vir tomar conhecimento desse importante evento que representa a Biofábrica, que garante a produção de espécies de qualidade”, disse Orlando, que é secretário de Meio Ambiente de Serra do Ramalho.

Orlando também falou da “devastação muito grande” na região e a reposição de espécies, afirma, pode ser feita por meio da Biofábrica e do governo. Essa reposição, reforça, pode ser feita “imprimindo novo modelo, com mudas frutíferas, novas culturas, sendo que hoje já temos o maior plantio de banana do Brasil”.

Bolivar de Moura também saiu de sua cidade, na Costa do Descobrimento, a mais de 200 quilômetros de Itabuna, exclusivamente para a Feira de Mudas da Biofábrica. “Estou vindo de Eunápolis, vim aqui só para participar da Feira de Mudas. É um evento importante para a gente conhecer as mudas da Biofábrica, a tecnologia”, disse.

Rosani Passos, secretária de Desenvolvimento Econômico de Igrapiúna, também aproveitou para conhecer a tecnologia aplicada na produção de mudas na Biofábrica. Além de mudas de cacau, ela levou exemplares de ipê e de açaí para fazer reflorestamento na cidade. “Esse momento é muito importante para nós, porque é um fácil acesso que estamos tendo à Biofábrica, uma instituição importantíssima na produção de mudas, uma vez que a economia do nosso município gira em torno da agricultura, principalmente da agricultura familiar”.

Para o presidente do Conselho Fiscal da Biofábrica, Wallace Setenta, a Feira de Mudas da Biofábrica expôs o caráter tecnológico e produtivo da instituição. “A Biofábrica tem mesmo que buscar essa afinidade com a sociedade, estar nos centros urbanos, mostrar que tem potencial para participar ativamente da retomada do desenvolvimento regional. Isso evidencia também a capacidade técnica dela para elevar o nível de consciência social, de que existe a possibilidade de, em conjunto, promover esse desenvolvimento”.

Com a grande repercussão da primeira feira, as expectativas para as próximas edições aumentaram. “As Feiras de Mudas fazem parte das comemorações pelos 20 anos da Biofábrica de Cacau e vamos rodar o estado levando nossas mudas, divulgando e difundindo conhecimento”, anunciou o diretor-presidente da Biofábrica, Lanns Almeida. A próxima feira está prevista para o final do mês de fevereiro.

“O resultado nos surpreendeu, superou todas as nossas expectativas, não só na questão da comercialização, mas o fato de as pessoas virem de longe para adquirir esses produtos, que são de excelente qualidade, de entenderem a importância da agricultura, da mulher no campo, do produtor, de entender que esse mundo rural tem uma influência direta no mundo urbano, e também de as pessoas conhecerem nosso produto, nessa forte parceria com o governo do estado da Bahia, através da SDR e da Seagri, com tecnologia da Ceplac e da Embrapa. A feira mostrou que nossas mudas têm uma boa aceitabilidade“, completou Lanns Almeida.

MUDAS

Na feira em Itabuna foram comercializadas mudas de cacau clonal estaqueado e enxertado, que acabaram em menos de duas horas, além de goiaba, abacaxi, graviola, açaí, ipês amarelo, roxo, branco e rosa, e orquídeas, entre outras variedades, e mudões bem desenvolvidos de essências florestais, como jatobá, quaresmeira e pau-brasil.

As mudas frutíferas são geneticamente melhoradas, mais nutritivas, altamente produtivas e resistentes a doenças, como a vassoura-de-bruxa no caso de cacaueiros. As mudas de essências florestais são produzidas com sementes selecionadas.

Toda a tecnologia aplicada na produção, por meio de parcerias com a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aliada ao baixo preço permitido com o subsídio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aqüicultura (Seagri), garante aos agricultores familiares e aos produtores rurais a melhor relação custo-benefício.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *