Tempo de leitura: 2 minutos
Uesc abre inscrição para programa de capacitação

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai sediar, no dia 21 de março, a décima oitava edição do Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais. As inscrições podem ser feitas até 1º de março pela internet. Nesta edição, o programa comporá a programação do 2º Colóquio Internacional Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio, que ocorre, em Ilhéus, de 20 a 22 de março.

Os coordenadores explicam que o objetivo do Programa é capacitar e sensibilizar gestores de secretarias municipais, estaduais e de governo para as inter-relações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional, trabalho e as migrações internas e internacionais.

De acordo com os organizadores do Programa de Capacitação, será dado destaque ao atual processo de transição demográfica, migrações e trabalho e suas inter-relações com os direitos humanos, com o objetivo de subsidiar as políticas sociais e orientar a gestão pública.

Os temas sobre as bases de dados e informações disponíveis sobre migrações internacionais, mercado de trabalho, trabalho escravo contemporâneo e suas possibilidades de análises também serão contemplados na programação.

INTERCÂMBIO

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará o intercâmbio de experiências para a ampliação de interesse de pesquisa e maior conhecimento de nossa realidade nacional, regional e local contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e sociedade.

O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e informações do gestor público e dos interessados na temática. O conteúdo será composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, trabalho e, com particular destaque, às características e tendências recentes das migrações internacionais no país. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobre direitos humanos e políticas públicas.

O Programa de Capacitação é voltado para  profissionais, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas áreas temáticas acerca da urbanização, trabalho, migração, desenvolvimento urbano e regional, assistência social oriundos de instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais.

O Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais conta com o apoio do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-UNICAMP) e do Observatório das Migrações no Estado da Bahia-Uesc, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *