Tempo de leitura: 4 minutos

Imeam adotará filosofia de colégios da PM baiana || Foto Arquivo
A Secretaria de Educação de Itabuna assinará convênio para implantar no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) a filosofia dos colégios da Polícia Militar (CPM), conforme anúncio feito nesta quinta (7) pela Secretaria de Educação do município sul-baiano. De acordo com o prefeito Fernando Gomes, será a primeira escola da rede em Itabuna a adotar a disciplina militar como modelo orientador.

A formação do convênio dá início à comemoração dos 40 anos do Imeam e foi confirmada pela secretária da Educação de Itabuna, Nilmecy Santos Gonçalves, na sede do comando-geral da PM, em Salvador. Pelas orientações, o Imeam passará a contar, já em 2019, com o mesmo sistema de ensino adotado nas demais escolas militares do estado.

A escola também passará por reforma na estrutura física.O prédio ganhará a mesma identidade visual dos colégios da Polícia Militar, com as cores branca, azul e vermelha na fachada externa e o interior com as cores amarela, azul, branca e vermelha.

Comandante-geral da PM, Anselmo Brandão, e a secretária de Educação, Nilmecy Gonçalves

A expectativa é de que a reforma da escola seja concluída antes do início do ano letivo de 2019, previsto para 16 de maio, em decorrência da greve dos professores em 2018. A escola terá direção compartilhada e oficiais da reserva do 15º BPM farão parte da equipe diretiva, organizados numa direção administrativa e pedagógica militar, um coordenador disciplinar e seis tutores disciplinares. Um outro diferencial do convênio será o fardamento dos alunos, que também ganhará uma padronização parecida com a dos CPMs.

A secretária da Educação de Itabuna, Nilmecy Gonçalves, indica que, nas próximas etapas, os detalhes desta parceria serão apresentados para a equipe gestora da escola, para os professores, estudantes, pais e funcionários. Também será elaborado, já nos próximos dias, o Regimento Interno Disciplinar, que será submetido ao Conselho Municipal de Educação de Itabuna (CME).

A secretária esteve reunida com o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, com o tenente-coronel Ricardo Albuquerque, assessor do comandante geral, e com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Daniel Riccio, para assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O encontro foi acompanhado ainda pelo jornalista oficial do Comando-Geral da PM, Washington Silva de Oliveira.

O projeto será socializado com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), com o Fórum Regional dos Secretários da Educação da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (FORSEC/AMURC), com o Fórum Municipal da Educação, com a Câmara Municipal de Vereadores, com o Conselho Tutelar, com o Conselho Municipal de Segurança, com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI) e com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna (SINDSERV). A previsão da SME é a de que, cumpridas todas as etapas, o projeto seja concluído e entregue à comunidade escolar do Imeam até o final do mês de março.

O comandante-geral da PM-BA, Coronel Anselmo Brandão, aponta que a experiência de parceria entre prefeituras e a Polícia Militar já ocorre em municípios como Salvador, com bastante sucesso e resultados exitosos.

Em Itabuna, o Imeam será a primeira unidade escolar da rede pública municipal de ensino a contar com esse apoio, mas a proposta do prefeito Fernando Gomes é de estendê-lo para outras unidades escolares. O Imeam foi inaugurado em 1979, na primeira gestão do prefeito, que se encontra no quinto mandato. Foi a primeira escola de grande porte inaugurada no município e o aniversário de 40 anos será comemorado no dia 28 de julho.

TERMO DE COOPERAÇÃO

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica será concluída no próximo dia 12 de fevereiro, em Itabuna, quando o comandante geral do 15º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Daniel Riccio e o capitão Altamiro Conceição Oliveira (diretor adjunto do CPM de Itabuna) se reunirão com o prefeito e com a secretária municipal da Educação. Nesta data, o prefeito assinará o Termo de Cooperação Técnica, selando a parceria.

Para Nilmecy Gonçalves, que costurou a efetivação desse convênio entre a PM e a prefeitura, esse momento será um divisor de águas no sentido de resgatar a tradição histórica e social do IMEAM, sua qualidade de ensino e a valorização dos talentos individuais. “Teremos definitivamente um NOVO IMEAM”, disse a secretária, prevendo que a escola retomará a sua predisposição natural para a cultura, com projetos como o da fanfarra e ainda incentivo ao esporte entre os alunos.

O projeto prevê também que a escola ganhe biblioteca e um “Espaço do Registro Histórico” (sala especial com documentos, fotos e publicações que destacarão a história dos 40 anos da escola e as personalidades municipais que fizeram parte do quadro discente da unidade). Também serão aferidas ações específicas e mais incisivas de prevenção e cuidados com o corpo, orientando os alunos para a preservação da saúde.

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *