Policiais da Cipe participam de curso para melhorar atuação na mata

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira  participaram do  curso de rastreamento e contra rastreamento, ministrado em Ilhéus, no Núcleo de Ensino e Instrução, pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O treinamento  intensivo  foi encerrado na quinta-feira (7).

Ministradas pelo soldado PM Élton Barbosa de Oliveira, as instruções foram iniciadas na terça-feira (5) e contemplaram dois policiais de cada um dos quatro pelotões da Cipe Cacaueira. Segundo Barbosa, as noções de patrulhamento rural “transformam os policiais em verdadeiros atuantes da tropa de elite”.

O major Ricardo José Souza e Silva afirmou que o curso ajudará o efetivo na localização de criminosos. “A maioria desses bandidos se esconde dentro das matas e rastrear seus passos facilitará a prisão”, declarou, observando que o contra rastreamento, que é uma proteção para a tropa, é aprendido ao longo do curso.

Ele explicou que essa capacitação em parceria com o Bope “aumentará a eficiência da tropa, elevando o grau de segurança nas operações, principalmente em relação a ataques a carros-fortes e roubos a banco.