Tempo de leitura: 2 minutos
Sessão na Câmara debate educação pública em Itabuna

A elaboração de um diagnóstico da situação da educação pública em Itabuna para traçar um perfil da atual situação do setor, a mobilização de todos os segmentos da sociedade em torno do tema e a realização de Audiências Públicas para ouvir sugestões da comunidade foram algumas das propostas apresentadas durante a Sessão Especial da Câmara que discutiu o assunto, nesta terça (19).

Proposta pelo vereador Junior Brandão, do PT, a sessão conduzida pelo presidente Ricardo Xavier contou com a presença de vereadores, líderes sindicais, professores, pais e alunos. As professoras Alba Lúcia Gonçalves, da Uesc, e Rosemary Santiago, do Conselho Municipal de Educação, e o jornalista Ederivaldo Benedito foram os convidados para debater o assunto. Representando o Executivo, a secretária de Educação, Nylmecy Gonçalves, fez um balanço da sua atuação à frente da pasta. Apresentando números e dados, ela mostrou o atual panorama do setor educacional no município.

O vereador Junior Brandão, que também é professor, considerou a sessão muito proveitosa. “A Câmara conseguiu mostrar à sociedade a importância da discussão do tema. Ouvimos sugestões e propostas da sociedade e vamos aprofundar no tema. Com o plenário repleto, abrimos às várias manifestações de professores e alunos, chegamos à conclusão que temos muito a caminhar para proporcionar uma Educação de qualidade na rede municipal. Mas não é impossível e vamos continuar buscando”, reafirmou.

Professor, Beto Dourado (PSDB) destacou a importância da discussão do tema e do envolvimento da comunidade nas questões de interesse coletivo, uma das metas do Legislativo Itabunense este ano. Já Manoel Júnior (PV) lembrou que a Câmara iniciou o ano com pé direito, debatendo a educação. Os vereadores Enderson Guinho (PDT) e Babá Cearense (PHS) também louvaram a iniciativa do colega Júnior Brandão.

Segundo o presidente Ricardo Xavier, a educação é uma prioridade para o desenvolvimento de Itabuna e para a elaboração de políticas públicas. A sessão, disse, visou justamente isso: mobilizar a sociedade para, juntos, Governo e comunidade, autoridades e técnicos, pais e alunos, traçarmos um perfil da nossa realidade educacional e, o mais breve possível, buscar alternativas para o setor.” Queremos uma escola de qualidade, que forme as nossas crianças, incentive a leitura, estimule a pratica esportiva e ambiental, desenvolva as habilidades dos nossos jovens, preparando cidadãos para o futuro e para atuação nas diversas profissões”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *