Dirigentes da Santo Agostinho e o prefeito Marão assinam convênio || Foto Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou convênio com o curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho, na tarde desta segunda-feira (25), com o objetivo de abrir as portas de todas as unidades de saúde – de atenção básica, especializada e de alta complexidade – para que estudantes possam fazer atendimentos no município. Estiveram presentes no ato, os empresários Mércio Coelho e Eunápio Augusto, a diretora da Média e Alta Complexidade, Érika de Jesus, e a enfermeira Cláudia Patrícia, técnica do setor de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau).

“A maior parte da nossa população é carente e precisa desse contato com os profissionais. Nossa rede de saúde pública está avançando a cada dia e, certamente, o estudante vem com a disposição de atender de forma humanizada. Essa parceria garante o aprendizado, fortalece as instituições e promove mais saúde para a população”, disse Mário Alexandre.

Os estudantes, orientados por seus professores, virão a Ilhéus acompanhar os pacientes nas unidades de saúde, na UPA 24h, no SAMU e até mesmo em atendimentos domiciliares. A iniciativa fará com que o aluno esteja em contato com a comunidade, abrindo um caminho para maior aprendizado e melhor formação profissional. Já para o município, cria a possibilidade de ampliar o atendimento humanizado na saúde.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, exaltou a assinatura do convênio como um importante passo na consolidação de uma saúde pública mais humana e mais próxima do paciente. “A parceria gerará frutos que vão além do convênio assinado. A prefeitura tem buscado alternativas criativas para melhorar o serviço público, fomentar o desenvolvimento e levar mais saúde à população”, afirmou o secretário.