Tempo de leitura: 4 minutos
MPT acusa empresa em Itabuna de várias irregularidades|| Foto MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está movendo ação civil pública contra a operadora Oi e a Tel Telemática, empresa que presta serviços de telemarketing, pela prática de um grande conjunto de irregularidades trabalhistas. A ação está sendo apreciada pela 1ª Vara do Trabalho de Itabuna, onde fica a filial da empresa de telemarketing contratada pela Oi.

Além de pedir a correção imediata das práticas ilegais listadas, o MPT-BA requer que as empresas sejam condenadas a pagar indenização de R$ 20 milhões. O pedido de liminar feito pelo órgão para obrigar a Tel a corrigir as ilegalidades no ambiente de trabalho ainda não foi apreciado pela Justiça, apesar de ter sido ajuizada em julho do ano passado.

O procurador Ilan Fonseca, autor da ação, se diz preocupado com a falta de um posicionamento da Justiça acerca das inúmeras situações levantadas durante o inquérito aberto no MPT e relatadas na ação. “O meio ambiente de trabalho na unidade da Tel Telemática é degradado e são registrados muitos afastamentos por doenças ocupacionais e denúncias de assédio moral”.

Ele acresce que “cada dia que passamos sem que a empresa seja obrigada a corrigir essas práticas representa risco de mais pessoas serem vitimadas”. O inquérito que deu origem à ação foi aberto a partir de uma série de denúncias de empregados da Tel Telemática se queixando de que estavam sendo submetidos situações de esgotamento físico e mental.

PRESSÃO PSICOLÓGICA

De acordo com o MPT, entre as denúncias estão a pressão psicológica que os funcionários recebem para entregar resultados e resolver as reclamações feitas por clientes da Oi. O tempo de cada ligação era rigorosamente cronometrado por um supervisor e o intervalo entre uma chamada e outra dura poucos segundos, aumentando o nível de estresse dos operadores.

Segundo o procurador, o retorno das ligações de clientes insatisfeitos e a quantidade de transferência das ligações entre setores do call center são computados negativamente no histórico do empregado. Outra queixa recorrente é que o tempo de permanência no sanitário é controlado, o que tem gerado problemas, principalmente para as mulheres.

O representante do MPT afirma que as irregularidades cometidas pela Tel Telemática vão além. Ele denuncia que muitos empregados não gozam de intervalo de 15 minutos para o descanso nem pausas durante a jornada, o que gera sobrecarga de trabalho. Diz ainda que além disso, muitos deles são desviados de suas funções, acumulando tarefas que não eram da sua competência.

O destaca que o ambiente de trabalho, segundo os funcionários da empresa, também não oferece condições adequadas. As cadeiras não atendem às normas de ergometria, causando desconforto e dores nas costas. A acústica do ambiente não é satisfatória para trabalhar com fones de ouvido e muitos empregados reclamam de problemas na audição. Há ainda queixas sobre a temperatura, a pouca luminosidade no ambiente e à não emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A empresa chegou a ser interditada em 2017 depois de uma inspeção realizada por auditores-fiscais do trabalho da Gerencia Regional do Trabalho de Ilhéus. A interdição foi motivada pelo não concessão do descanso semanal aos trabalhadores, inexistência de banco de horas válido, trabalho aos domingos sem autorização legal, excesso de carga horária sem intervalo de 15 minutos para as horas extras das mulheres e violação do limite das seis horas diárias de trabalho para teleatendimento. O ato de total interdição das atividades da empresa foi acompanhado pela Polícia Federal.

Segundo o procurador, as infrações aconteciam em doses planejadas e estratégicas para o conjunto dos trabalhadores, produzindo insatisfação generalizada e rotatividade de empregados jamais vista em outro setor econômico. “A Tel Telemática só presta serviços à Oi, de quem recebe todos os procedimentos de trabalho que devem ser executados. As remunerações pouco superam o salário mínimo, a taxa de pedidos de dispensa é elevadíssima”, disse o procurador.

DEPRESSÃO

Na ação, o MPT demonstra que a maior parte do quadro de funcionários é formada por jovens que estão no primeiro emprego. Mas que a euforia da contratação com carteira assinada é rapidamente substituída pela depressão clínica, conforme o procurador. Ele afirma que uma das muitas empregadas demitidas pela Tel telemática trabalhou na empresa entre 2016 e 2017.

De acordo com o procurador, a mulher contou que ganhava um salário mínimo, chegava a atender 700 ligações por mês, mas foi dispensada por baixa produtividade. Disse também que era questionada muitas vezes por ir ao banheiro e que já viu muitos colegas de trabalho desenvolverem problemas de rinite, cisto na mão por excesso de digitação e até precisarem de atendimento médico de emergência por causa da sobrecarga de pressão e trabalho.

Outro empregado que também prestou depoimento no inquérito relatou que recebia advertência verbal porque era obrigado a mentir para os clientes da Oi durante os atendimentos. Contou também que ele e outros colegas chegavam em casa com alto nível de estresse e que sua saúde estava sendo prejudicada.

conforme o procurador, a primeira audiência do caso, que aconteceria no começo deste mês foi desmarcada pela Justiça, que ainda não se posicionou sobre o pedido de liminar feito pelo MPT. A empresa de call center responde a outras duas ações civis públicas movidas pelo MPT no estado e tem 70 multas aplicadas pela fiscalização do trabalho sem terem sido pagas.

0 resposta

  1. Palhaçada!!!! Muitos empregos são gerados lá!!!!se algo errado busquem outra solução!!!
    Daqui a pouco vaza de Itabuna e vem mais desemprego!!!!!!PALHAÇADA!

  2. Eu fui operadora e não vi nada disso, stress tem em todo trabalho, aí empresa vai embora todos ficam desempregados e cai procurar emprego na trifil para vê o que bom. O povo não gosta é de trabalhar e fica um entanto história, pois tem muita gente lá que agradece a Deus pela empresa está aqui na cidade dando oportunidade para muita gente manter sua família, sua faculdade e etc. Deixe estar que MPT é sindicato vai da emprego aiai viu

  3. Esse tipo de coisa só podia ser aqui em Itabuna. Veja se vêem essa palhaçada em grandes cidades… a atividade é a mesma em qlqr lugar! Acorda meu povo! Dps reclamam que a cidade não tem emprego.

  4. No mínimo sao comentários acima é algum puxa saco da empresa ou alguém q não trabalha lá.
    Só quem tá lá pra saber,tudo bem sei que emprego está difícil porém não podemos ficar de braços cruzados aceitando as coisas erradas.
    A empresa é tão boa que além de tudo deu.pra descontar os dias de atestado de alguns funcionários,quando vai questionar não temos direito.
    Temos que aguardar a boa vontade da empresa reembolsar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *