Mais de 2,8 milhões já entregaram o imposto de renda

A Federal Federal recebeu já mais de 2,8 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 3019, ano base 2018. A quantidade representa 9,2% do total esperado para este ano. O prazo para envio das informações começou no último dia 7 e vai até as 23h59min de 30 de abril. São esperadas 30,5 milhões de declarações.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

É obrigado a enviar a declaração anual o contribuinte que, no ano-calendário de 2018, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, com soma foi superior a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.